31/10/2012 às 20:59

Pró-Vítima e Apae terão núcleo de atendimento no Guará

Espaço garante assistência às vítimas de crimes violentos

Por Sejus

A Administração do Guará, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) celebraram termo de permissão de uso de espaço cedido pela administração, que contempla a instalação de um núcleo de atendimento e proteção à vítima e uma unidade da Apae na cidade.

O Pró-Vítima, programa criado em março de 2009 pela Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência, da Sejus, em parceria com a Apae, ganhará com essa medida mais um espaço para atendimento sócio-ocupacional de pessoas com deficiência intelectual e de vítimas de crimes violentos no DF. O programa também presta assistência psicossocial e jurídica.

O Pró-vítima, que já conta com um núcleo na sede da Secretaria de Justiça, um no Plano Piloto e dois no Paranoá, tem o objetivo de dar visibilidade aos direitos dos cidadãos atingidos direta ou indiretamente por crimes violentos. O projeto oferece atendimento multidisciplinar centrado e levanta subsídios para a construção de políticas públicas eficazes de prevenção ao crime e proteção da vida, o que contribui para a superação dos danos causados à vítimas de violência.

Já a Apae possui  sede na Asa Norte, uma unidade em Sobradinho e outra em Ceilândia.