01/11/2012 às 16:00

Reforço no sistema de fornecimento de energia para a região central de Brasília

 Nova subestação construída próximo ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será entregue em abril de 2013

Por Secretaria de Comunicação Social

A área central de Brasília ganhará em breve um grande reforço no sistema de fornecimento de energia. Dentro dos preparativos da capital da República para sediar a abertura da Copa das Confederações e os sete jogos da Copa do Mundo de 2014, uma nova subestação, construída nos arredores do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, garantirá não apenas a energia necessária para a realização dos eventos, como também fortalecerá o fornecimento de energia de toda a região central da cidade.

A obra da subestação está 30% pronta e custará cerca de R$ 19 milhões. A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), proprietária do estádio, é a financiadora dos equipamentos que estão sendo trazidos da Coréia do Sul e da Alemanha. Dos 30 cabos de distribuição de energia, apenas dois serão suficientes para abastecer o estádio.

Como legado para a população, toda a área central de Brasília será beneficiada, já que os outros 28 cabos da nova subestação servirão para fortalecer a região que engloba os setores Hospitalar, Hoteleiro, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Parque da Cidade, Esplanada dos Ministérios, Sudoeste, entre outros.

Também está em andamento a construção de uma subestação próximo ao Aeroporto JK (SE Hípica). Atualmente, o aeroporto é alimentado pela subestação do Núcleo Bandeirante, que também está sobrecarregada. Com as obras de ampliação do aeroporto, uma nova subestação, além de garantir o fornecimento seguro de energia, beneficiará os moradores do Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Lago Sul.

“Esses são investimentos que a população e a capital federal não poderiam mais esperar. Eles estão acontecendo de forma global, em todo o Distrito Federal. E isso só está sendo possível porque somos sede da Copa do Mundo. Além de trazer tranquilidade para a execução dos eventos internacionais, essas obras fortalecerão e darão mais qualidade na distribuição de energia em várias cidades do DF e na área central de Brasília”, disse o presidente da CEB, Rubem Fonseca.

Além disso, cidades como Samambaia, Riacho Fundo, Santa Maria, Ceilândia, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Águas Claras, Sudoeste, entre outras, estão sendo beneficiadas com a ampliação e renovação das linhas de transmissão, de subestações de potência, de estações transformadoras, assim como de redes de média e baixa tensão. Consequentemente, a energia fornecida aos consumidores terá maior qualidade, continuidade e segurança.

Para tanto, a Companhia Energética de Brasília (CEB) está investindo neste ano R$ 152 milhões na renovação e recuperação do sistema de distribuição de energia. Cerca de 50% das obras já foram executadas.

Estádio – O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha terá dois pontos de alimentação – SE Brasília Centro, localizada na Esplanada, e a SE Sudoeste –; e duas fontes de energia – Sistema Interligado Nacional (SIN) e Corumbá III e IV –, além de gerador e energia solar. Todas as medidas garantirão total confiabilidade no fornecimento de energia elétrica e eficiência na realização dos grandes eventos.