27/11/2012 às 13:04, atualizado em 17/05/2016 às 15:53

Políticas em defesa dos direitos da mulher

Ações para proteger e orientar a população feminina são os assuntos do programa de rádio Conversa com o Governador desta semana

Por Da Redação

Na edição desta terça-feira (27) do programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destaca as iniciativas do governo no combate à violência contra a mulher. O programa é veiculado no mesmo dia em que o GDF realiza mais uma ação para mobilizar a sociedade sobre a importância de proteger a população feminina da violência, especialmente a doméstica. Ela ocorre na Rodoviária do Plano Piloto, a partir das 17h. “No Distrito Federal estamos tratando com muita seriedade essa questão de gênero e as políticas de defesa dos direitos da mulher”, afirma.

A iniciativa faz parte do movimento que é promovido em vários países – a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Neste ano, ela traz o tema: Compromisso e atitude: a lei é mais forte.

Durante o bate-papo com o jornalista Carlos Campbell, o governador destaca a criação da Secretaria da Mulher, assim que assumiu o GDF, e de mais um serviço de atendimento à mulher vítima de agressão em Brasília: o número de telefone 156, opção 6. “O nosso governo está comprometido e vai atuar na consolidação de políticas públicas pelo enfrentamento à violência contra a mulher”, ressalta.

Entre as iniciativas que demonstram o compromisso de Agnelo Queiroz com a população feminina, estão as reformas da Delegacia Especializada de Atendimento da Mulher (Deam) e da Casa Abrigo – espaço reservado às vítimas de violência doméstica e sexual. Tanto a Deam como a Casa Abrigo tinham sido abandonadas pelos governos anteriores. “Agora são boas instalações para acolher adequadamente a mulher, garantir privacidade e proteção. A mulher precisa se sentir amparada e não constrangida”, afirma.

O programa – O Conversa com o Governador conta com a parceria da Secretaria de Cultura, que o transmite pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.