13/12/2012 às 19:05

Banco de Leite do HRG precisa de doações

Hospital Regional do Gama teve redução de 5% no número de doadoras neste final de ano

Por Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal

O Banco de Leite do Hospital Regional do Gama (HRG) precisa de doações para evitar a redução dos estoques neste final de ano. De acordo com Lilian Duarte, nutricionista do Banco de Leite,  houve diminuição de cerca de 5% no número de doadores nesse período.  
 

Um dos principais motivos dessa redução é o fato de muitas mulheres terem voltado a trabalhar, o que diminui o ritmo da amamentação. A maioria delas também não dispõe de lugar adequado no trabalho para retirar e guardar o leite destinado à doação.
 

“Com os eventos de fim de ano e férias, as doações acabam prejudicadas. É importante, portanto, conscientizar as mulheres da necessidade de doação para impedir a falta de leite humano nesse período”, destaca a nutricionista Lílian Duarte. O Banco de Leite funcionará normalmente durante o recesso de fim de ano.
 

As doações de frascos de vidros também são necessárias. Os potes passam por um processo de resfriamento e aquecimento em temperaturas muito altas. “Durante o processamento do leite, os frascos são esterilizados à temperatura de 121 graus e, com o tempo, perdem a resistência, diminuindo a validade, o que exige a troca periódica”, explica Lilian Duarte.
 

Em novembro deste ano, foram coletados 108l de leite pela unidade do Gama, que conta com oito auxiliares de enfermagem, três enfermeiras, uma nutricionista e uma ginecologista. Todos atendem mães e recém-nascidos internados na maternidade, Unidade de Cuidados Intermediários Neo-Natal (UCIN), ginecologia e centro-obstétrico.
 

Além disso, a equipe também dá apoio a mães internadas em outros setores, como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e pronto-socorro, e realizam o processamento supervisionado do leite  e a coleta externa em domicílio.
 

O Disque – Saúde 160, opção 4, atende as demandas do Banco de Leite do Gama. As coletas nas casas das doadoras são feitas com o apoio do Corpo de Bombeiros, em visitas que ocorrem de segunda a quarta feira, em toda a cidade e na região Sul do DF, no período da manhã.
 

As doadoras cadastradas recebem um kit com gorro e máscara descartáveis, junto com os frascos de vidro para guardar o leite, e são orientadas quanto à amamentação e técnicas de como retirar o leite corretamente para evitar ao máximo a contaminação.
 

Recomendações

– A doadora deve usar o kit de higienização das mãos e do ambiente e, antes de começar a coletar, deve esterilizar o copo de vidro utilizado em água fervente, por 15 minutos.
 

– Colocar em cada frasco o nome e a data do primeiro dia em que tirou o leite e guardar dentro do congelador.
 

– Evitar colocar o leite coletado junto com alimentos.
 

– O produto deve ser armazenado no congelador da casa da doadora durante no máximo 15 dias, a uma temperatura de 18 graus.
 

Mais informações pelo telefone 3384-0337.