13/12/2012 às 20:49, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Brasília apresenta seu potencial ao mundo

Grupo formado por 30 jornalistas da Alemanha, Rússia, Japão, Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos conheceu o estádio e pontos turísticos da cidade

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Lula Lopes

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha recebeu, nesta quarta-feira (12), a visita de 30 jornalistas de vários países. O grupo faz parte da Press Trip da FIFA, tour de agências internacionais de notícias realizado nas cidades-sede da Copa das Confederações de 2013. A visita tem como objetivo mostrar os preparativos das cidades para receber os megaeventos esportivos. O percurso em Brasília, palco da abertura do evento, terminou hoje (13).
 

No estádio, os visitantes foram recebidos pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e pelos secretários Extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro; de Comunicação Social, Samanta Sallum, e de Turismo, Luis Otávio Neves. Após assistir a apresentações sobre os investimentos na cidade e o projeto da Ecoarena, o grupo caminhou por diversos pontos da obra. A visita foi encerrada com um almoço.
 

“Brasília está se preparando para receber jornalistas do mundo inteiro. O estádio fica próximo a hotéis e ao centro de mídia, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o que facilitará o deslocamento”, destacou Agnelo Queiroz. “Atendemos todas as recomendações da FIFA e caminhamos para termos o único estádio, entre os 12 da Copa do Mundo, com o selo máximo de sustentabilidade, o Leed Platinum”, completou o governador.
 

Na manhã de quarta-feira, os jornalistas se reuniram com representantes do governo federal, e, à tarde, visitaram outros pontos turísticos, como o Palácio da Alvorada, Catedral, Ponte JK e Torre de TV Digital. Hoje, cinegrafistas e fotógrafos fizeram um sobrevoo de helicóptero para registrar imagens aéreas do estádio. “Não apenas a arena, mas outras obras, como a ampliação de rodovias e do aeroporto, ficarão como legado para Brasília”, ressaltou Claudio Monteiro.
 

A viagem – Criada para permitir que profissionais da imprensa internacional conheçam a estrutura do Brasil para as copas das Confederações de 2013 e do Mundo de 2014, a Press Trip começou no dia 2. O grupo, formado por 30 profissionais da Alemanha, Rússia, Japão, Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos, já passou por Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
 

A Press Trip é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o Ministério do Esporte, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Em Brasília, a visita contou com o apoio da Subsecretaria de Comunicação Integrada, da Secretaria de Comunicação Social.
 

“Nosso objetivo em promover uma atividade como essa, reunindo profissionais de vários países, é garantir que eles tenham informações prévias sobre a cidade, o estádio – que dentro de alguns meses será parte de seu ambiente de trabalho -, e a estrutura, para dessa forma programar a cobertura do evento”, explicou a secretária de Comunicação Social, Samanta Sallum. “Também nos permite trocar informações com os jornalistas especializados nesse tipo de cobertura e que já trabalharam em diversos eventos esportivos de grande porte. Isso possibilitará o aprimoramento da nossa estratégia de comunicação e de atendimento à imprensa de todo o país e do mundo”, completou a secretária.