19/12/2012 às 20:43, atualizado em 17/05/2016 às 14:34

Segurança reforçada nas festas de final de ano

Na série semanal de entrevistas com administradores regionais, Messias de Souza relata à AGÊNCIA BRASÍLIA ações para assegurar um final de ano tranquilo para moradores e visitantes da capital federal. Segundo ele, a cidade oferece diversas opções de turismo, além das festividades programadas especialmente para a ocasião.

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

O administrador de Brasília, Messias de Souza, na pasta desde 1º de janeiro de 2011, destaca que a capital está com policiamento reforçado para garantir segurança durante as comemorações de Natal e de réveillon. A cidade também recebeu ornamentação natalina em vários pontos, melhorias na infraestrutura e terá programação especial para os festejos. Os turistas também podem visitar roteiros turísticos religiosos e esportivos, além de contemplar os pontos cívicos e a arquitetura de Brasília, cidade projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Quais são as ações para preparar Brasília para as festas de fim do ano?
 

Brasília já está pronta para as festividades. As pessoas podem ver a decoração natalina em pontos como Ponte JK, Parque da Cidade, Torre de TV, Palácio do Buriti, Esplanada dos Ministérios e Congresso Nacional. As ações para organização da cidade são feitas de forma integrada com diversos órgãos do governo para garantir segurança, limpeza e atrações para quem vier a Brasília. Todas essas medidas certamente vão inserir a capital federal no calendário turístico de fim de ano.
 

O que a cidade tem a oferecer aos visitantes? Quais as principais atrações?
 

Brasília tem forte turismo cívico e arquitetônico. As pessoas podem conhecer o roteiro urbanístico, as obras projetadas por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, e saber mais sobre o tombamento de Brasília como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. O circuito religioso, integrado por espaços como a Mesquita Islâmica, a Catedral e a Igreja Dom Bosco, reproduz religiões do mundo inteiro. Além disso, a cidade está localizada em uma região com muitos espaços naturais que permitem a prática do turismo esportivo.

E as festas de fim de ano?

Teremos uma extensa programação com Cantatas de Natal e espetáculos teatrais, entre outras atrações.
 

O que foi feito para aumentar a segurança?

Os visitantes e moradores de Brasília terão segurança reforçada no final do ano. A partir de reuniões entre a Administração de Brasília e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, foram tomadas diversas medidas. Haverá 600 policiais militares a mais nas ruas e fiscalização com ações de forma integrada entre a Secretaria de Estado de Ordem Pública e Social (Seops), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), e outros órgãos. Cada um atuará na sua competência e em conjunto para garantir tranquilidade aos visitantes.
 

Há melhoria na infraestrutura?

Estamos com um grande canteiro de obras em Brasília. Temos a construção de ciclovias, recuperação e implantação de calçadas, melhoria na iluminação e na acessibilidade e revitalização de espaços culturais e cívicos. Os turistas podem visitar locais que receberam manutenção, como o Panteão da Pátria, a Praça do Índio, a orla do Lago Paranoá e a Catedral de Brasília, reinaugurada recentemente pelo governador Agnelo Queiroz. O Parque da Cidade também recebeu Ponto de Encontro Comunitário (PEC), circuito inteligente de ginástica, estacionamentos e outras áreas passam por revitalização.

Há mais visitantes na cidade?


Já é possível perceber um aumento de pessoas em Brasília. O setor hoteleiro relata o aumento de pessoas utilizando seus serviços neste período. O fluxo de pessoas certamente impulsionará o turismo na capital.

Existem locais apropriados para prestar informações os turistas?

Para quem vem de fora, é possível receber orientações e informações sobre roteiros turísticos nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), localizados no Aeroporto Internacional de Brasília, na Praça dos Três Poderes e no Setor Comercial Sul.