27/12/2012 às 10:07, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Cobertura do Estádio Nacional de Brasília segue em ritmo acelerado

O Momento da Copa desta semana ressalta a conclusão de mais uma etapa da construção do Estádio Nacional Mané Garrincha. O governador Agnelo Queiroz encaixou o último pino ao anel de compressão, a 64 metros de altura

Por Da Redação

O programa semanal de rádio Momento da Copa desta quinta-feira (27) destaca a conclusão da primeira etapa de cobertura do Estádio Nacional Mané Garrincha, em tempo recorde. Na semana passada, o governador Agnelo Queiroz subiu 64 metros para encaixar o último pino que une o conector do cabo à placa-base, afixada ao anel de compressão. O processo finalizou o içamento dos cabos que sustentam a cobertura da nova arena de Brasília.
 

“A intervenção mais complexa era essa, porque estamos em cima do maior anel de compressão do mundo”, destaca o governador. “Isso também é histórico para o nosso país, pois mostra a força da engenharia brasileira, da nossa tecnologia, das empresas que estão colocando essa cobertura”, completa.
 

O processo de içamento era um dos principais desafios na instalação da cobertura, pois todos os 48 cabos precisavam ser erguidos ao mesmo tempo. Em Brasília, o procedimento foi feito em tempo recorde de sete dias. Em outras cidades-sede, que também contam com a estrutura, o mesmo trabalho foi concluído em até 60 dias.
 

Para garantir geometria circular e precisão, o içamento foi realizado com auxílio de 48 macacos hidráulicos, que ergueram os cabos de forma automatizada. Em seguida, eles foram fixados nas 48 placas-base presas ao anel de compressão. A próxima etapa será a montagem das treliças metálicas, que vão sustentar a membrana de 90 mil m². “Tudo com alta tecnologia e do nosso país, que vai se tornar referência internacional para fornecer esse tipo de serviço para o mundo inteiro”, ressalta o governador.
 

Agora, o que falta é terminar a membrana que cobrirá os cerca de 71 mil assentos do Estádio Nacional de Brasília. Ela possui funções sustentáveis como: isolar o calor; permitir a passagem da luz natural; ser autolimpante; e também capaz de filtrar os poluentes do ar. Além disso, a estrutura reflete os raios ultravioletas e retém 15% da luz amarela, protegendo os torcedores da exposição nociva aos raios solares.
 

Programa – O Momento da Copa é produzido pela Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom-DF) e detalha todos os preparativos de Brasília para receber a abertura da Copa das Confederações, no ano que vem, e os sete jogos da Copa do Mundo de 2014. Além deste programa, a Secom-DF produz semanalmente o Conversa com o Governador, no qual Agnelo Queiroz presta contas à população das ações do GDF. A Secretaria de Cultura é parceira das iniciativas, que são veiculadas pela rádio Cultura FM (100,9). As emissoras interessadas podem veicular o programa Momento da Copa.