31/12/2012 às 10:29

Contagem regressiva para a festa da virada

Preparativos para as duas festas de réveillon promovidas pelo GDF estão praticamente prontos. A expectativa é que 100 mil pessoas participem das comemorações na Prainha e na Esplanada dos Ministérios

Por Cinara Lima, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira

As estruturas dos palcos da Esplanada dos Ministérios e da Prainha estão prontas para receber as mais de 20 atrações musicais programadas para as festas da virada de ano, que devem reunir cerca de 100 mil pessoas. A partir das 10h desta segunda-feira, os artistas começam a fazer a passagem de som.
 

A montagem dos equipamentos foi finalizada na manhã de ontem (30). À noite, foram realizados os testes de áudio e de iluminação, bem como ajustes finais na instalação do sistema de som e detalhes de decoração.
 

De acordo com o subsecretário de Políticas e Promoções Culturais da Secretaria de Cultura, Dorival Brandão, cumpre-se à risca o planejamento para a montagem dos eventos.
 

“O cronograma está sendo finalizado com tranquilidade. Vamos proporcionar à população do DF e aos turistas uma programação musical diversificada. Brasília é sim a capital de todos os ritmos e valoriza os artistas da cidade”, afirmou Dorival Brandão.
 

Uma grande queima de fogos vai colorir o céu da cidade durante 25 minutos. Será o maior espetáculo da história do Distrito Federal. A quantidade de fogos – 10 toneladas – é o dobro da utilizada no ano passado. O GDF investiu cerca de R$ 8 milhões nas comemorações de fim de ano – incluindo a programação de Natal, réveillon e Folia de Reis, a montagem dos palcos e a queima dos fogos de artifício, além da instalação de mais de 250 banheiros químicos.
 

Prainha – A valorização da tradicional festa às margens do Lago Paranoá contou com reforço em sua estrutura. O palco segue o formato de um túnel com 40 metros de extensão. Além disso, pelo menos 15 tendas foram montadas para atendimento ao público. Nelas também serão servidos pratos típicos afro-brasileiros. A festa receberá, ainda, uma cascata de fogos de artifício, montada na Ponte Costa e Silva.
 

“Desde o ano passado estamos oferecendo mais estrutura para o réveillon da Prainha. Este ano reforçamos o aparato para os eventos com som, cobertura, tendas para gastronomia e ritos religiosos, além de um grande espaço coberto para as atrações culturais. Consolidamos e ampliamos a festa em relação ao ano passado”, explicou o subsecretário de Políticas e Promoções Culturais.
 

Esplanada dos Ministérios

Das 19h às 19h30: Na Lata
Das 19h35 às 20h15: Ellen Oléria
Das 20h15 às 20h35: Forró de Vitrola, com o Dj brasiliense Cacai Nunes
Das 20h35 às 21h35: Plebe Rude
Das 21h35 às 21h55: Forró de Vitrola, com o Dj brasiliense Cacai Nunes
Das 21h55 às 23h35: Paula Fernandes
Das 23h35 às 23h55: Forró de Vitrola, com o Dj brasiliense Cacai Nunes
Das 23h55 à 0h: Preparação para a queima de fogos
Da 0h à 0h25: queima de fogos ao som da bateria da virada, composta por integrantes de várias escolas de samba do DF
Da 0h30 às 2h: Nas Curvas do Samba, com as cantoras Renata Jambeiro, Dhi Ribeiro, Tereza Lopes e Ana Cristina
Das 2h às 2h20: Forró de Vitrola, com o Dj brasiliense Cacai Nunes
Das 2h20 às 4h: Fernando e Sorocaba

Prainha do Lago Sul

17h: Os Crioulos
18h: Oya Bagan
19h: Xaxará de Prata
20h: Asé Dudu
Das 21h à 1h: Cortejos + Toques para Orixás + Umbanda e Candomblé
1h: Orkestra Rumpilezz
2h: Obará
3h: Pé de Cerrado
4h: Requebrarte