13/01/2013 às 00:52

Abraço de Luz se despede de Brasília

Terceiro espetáculo desde a montagem da estrutura no dia 15 de dezembro do ano passado atraiu aproximadamente 2 mil pessoas que se surpreenderam com o show de luzes, dança, cores e movimento

Por Cinara Lima, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

Depois de 29 dias aceso, o Abraço de Luz, inspirado na grandiosa obra do arquiteto Oscar Niemeyer, foi encerrado na noite deste sábado (12) em grande estilo. Cerca de duas mil pessoas ficaram fascinadas com a produção do espetáculo Nosso Caminho – Anotações de uma viagem através da vida. O show mesclou imagens da vida e obra do arquiteto – projetadas nos jatos d’água da Fonte Luminosa da Torre de TV – a uma trilha musical cuidadosamente escolhida e performances de bailarinas, além de grandes esferas que circularam no chão.
 

Passagens da trajetória do arquiteto à época da ditadura militar, desde seu exílio até o retorno ao país, assim como frases e imagens da história do poeta das curvas deram um toque especial à apresentação. A trilha sonora embalava a narrativa enquanto bailarinas dançavam envoltas em capas iluminadas por pequenas lâmpadas de LED e, em outros momentos, realizavam performances com malabares de fogo.
 

A professora Silmara Keister, 46 anos, destacou o aspecto multissensorial do espetáculo, que fez a junção de música, dança e recursos audiovisuais. “Foi emocionante. Uma belíssima retrospectiva da vida de Niemeyer. Essa união da dança, do movimento e da projeção na água marcou esse encerramento do Abraço de Luz”, destacou a professora.
 

O empresário Anderson Diniz, 29 anos, que estava acompanhado da esposa e da sogra, ficou extasiado com o que viu. “Foi magnífico. Uma homenagem merecida a alguém que fez por nós algo que ficou marcado, para todas as gerações, na história do país”, elogiou.
 

“Achei muito interessante. A arquitetura é arte assim como a música, dança, imagem e movimento que foram apresentados aqui para homenagear Niemeyer”, avaliou a estudante de Comunicação, Ana Paula Lima, 20 anos.
 

Abraço de Luz – Idealizado pelo italiano Valerio Festi, o Abraço de Luz, montado em frente à Torre de TV em homenagem a Oscar Niemeyer, foi feito a pedido do governador Agnelo Queiroz para representar um grande abraço na cidade e no arquiteto. A obra iluminada foi inaugurada no dia 15 de dezembro de 2012, dez dias após a morte de Niemeyer, ocorrida em 5 de dezembro do ano passado.
 

A estrutura de 20 metros de altura e 65 mil lâmpadas marcou a programação das festas de fim de ano do GDF e contou com outros dois grandes eventos a céu aberto, realizados antes do Natal: nos dias 15 e 22 de dezembro. Os espetáculos apresentaram elementos de audiovisual, performáticos e musicais em frente à Fonte Luminosa.
 

O artista falou sobre o espetáculo Nosso Caminho – Anotações de uma viagem através da vida apresentado hoje. “Destaca o curso da vida de Niemeyer e a necessidade da beleza de sua arquitetura”, disse Festi. O italiano ressaltou, ainda, o significado de trazer sua arte para a capital federal pela primeira vez. “Brasília é uma nova capital com a mentalidade política de Juscelino Kubitschek, Lucio Costa e Niemeyer. E isso, para nós, artistas, é muito grandioso. Niemeyer utilizou a cidade como um palco para suas obras”, disse.
 

Obras de Festi – No Brasil, o artista realizou a superprodução Ensaio Sobre a Beleza, que abriu, no Rio de Janeiro, o Momento Itália Brasil, em 2010; há dois anos, é responsável pelo projeto de Arquitetura de Luz no Natal de Curitiba, e encena espetáculos natalinos em Gravatá e Pernambuco. Valerio Festi também assinou a iluminação natalina das Galerias Lafayette, em Paris, e a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Turim.