14/01/2013 às 12:26

Reforço no quadro de pessoal da Polícia Civil

O GDF contratará 300 agentes. Novos peritos começam a ser nomeados neste mês

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Estado de Administração Pública, contratará 300 agentes de polícia por meio de concurso público. A autorização do processo seletivo, publicada hoje (14) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), prevê também a abertura de cadastro reserva. De acordo com o secretário-adjunto da pasta, Jacy Braga, a previsão é de que o edital saia em até 45 dias.

“O GDF está cumprindo com o compromisso de resgatar o trabalho da polícia com a reposição do efetivo e a valorização do quadro de pessoal”, defende Braga. Segundo ele, outra medida será a nomeação de pelo menos 40 novos peritos concursados, o que deve ocorrer neste mês.

Ainda segundo Jacy Braga, a corporação também receberá reforço de 156 profissionais para ocupar o cargo de escrivão. O processo seletivo está em fase final, e o resultado deve sair até o fim do primeiro semestre de 2013.

O governo trabalha agora com a expectativa de aumentar o contingente do quadro de pessoal da Polícia Civil do Distrito Federal (PC/DF). “Temos um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional para que mais 3.029 cargos sejam criados para diversas funções na corporação”, informa o secretário-adjunto. O PL Nº 4366/2012 prevê mais 200 vagas para delegado, 199 para perito criminal, 80 para perito médico-legista, 2 mil para agentes, 495 para escrivão e 55 para papiloscopista.