17/01/2013 às 16:20

Curso de Verão oferecerá shows gratuitos

Apresentações eruditas e populares ocorrem às 19h30 e 21h nas salas Villa- Lobos e Martins Penna

Por Da Redação


. Foto: Pedro Ventura

Mais de mil músicos de várias partes do país e do exterior estão reunidos em Brasília para o 35º Curso Internacional de Verão da Escola de Música. Professores e alunos vão trocar experiências e apresentar concertos eruditos e populares, gratuitamente, até o próximo dia 25, véspera do encerramento das atividades. Os espetáculos serão sempre às 19h30 e 21h, nas salas Martins Penna e Villa-Lobos do Teatro Nacional. Para assistir às apresentações não é necessário retirar ingressos, mas é recomendável chegar cedo para evitar filas.

O objetivo do curso é proporcionar desenvolvimento artístico-pedagógico a estudantes de música do mundo inteiro, por meio do aperfeiçoamento e do intercâmbio de ideias e experiências. Este ano, o curso oferecerá oficina de produção musical, além das tradicionais oficinas de instrumentos.

A edição 2013 do curso é a maior desde a sua criação, em 1975. Cerca de 1,4 mil candidatos fizeram a inscrição para concorrer às mil vagas disponíveis – entre elas, 200 reservadas para músicos de baixa renda residentes fora do DF. Quem mora no Distrito Federal tem direito a três refeições diárias, e os que vêm de outros estados e do exterior recebem, ainda, hospedagem gratuita.

Referência – O curso foi criado, em 1975, pelo maestro Levino Alcântara, como espaço de ensino para professores e alunos. Na primeira edição participaram apenas cerca de 30 alunos. Mais de três décadas depois, a proposta está consolidada e tornou-se referência no país, atraindo centenas de músicos brasileiros e de outros países.