18/01/2013 às 11:18

Casos de dengue diminuem pela metade em 2012

Redução foi de 54,8% de ocorrências confirmadas em comparação com 2011. Além disso, não houve nenhuma morte confirmada pela doença no ano passado

Por Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura

O boletim epidemiológico que retrata a situação da dengue no Distrito Federal em 2012 confirmou uma redução de 47,5% dos casos notificados da doença e 54,8% nos confirmados, em comparação com 2011. Ao todo, foram 3.669 mil notificações de suspeita de dengue, e apenas 822 delas tiveram a confirmação da doença. Os dados foram divulgados pelo GDF na quarta-feira (16), por meio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
 

Outro ponto a ser comemorado é que não houve nenhuma morte confirmada por dengue no ano passado. Isso mostra o sucesso das ações de prevenção da Secretaria de Saúde, a eficácia do trabalho dos agentes da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) e também o cuidado demonstrado pela população.
 

As cidades com maior incidência da doença (nº de casos notificados a cada 100 mil habitantes) são Estrutural, Planaltina e São Sebastião. Já aquelas com maior números de casos notificados foram Planaltina, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.
 

Cuidados – O número de pessoas com suspeita de dengue vem caindo desde 2011, e o de casos notificados continuam estáveis. Contudo, por conta das fortes chuvas previstas até o mês de março, já é esperado um aumento nas notificações. Por isso, a Secretaria de Saúde do DF volta a afirmar a importância de manter as ações preventivas de combate à doença.