26/01/2013 às 11:32

Saúde reforça combate à dengue

Ação de controle e prevenção da doença será realizada, neste sábado (26), no Lago Norte. Em Taguatinga, mutirão contra a enfermidade prossegue até o final do período de chuvas

Por Mariana Batelli, da Agência Brasília


. Foto:Renata Sousa_SES

Mesmo com a redução dos casos de dengue no Distrito Federal, a Secretaria de Estado de Saúde intensifica o combate à doença. Neste sábado (26), será promovida, no Lago Norte, ação de controle e prevenção à enfermidade. Já em Taguatinga, um mutirão se estenderá até o final do período chuvoso. Em 2011, segundo relatório da Secretaria de Saúde, foram confirmados 1.817 casos da doença. Já no ano passado, houve o registro de 822 ocorrências em todo o Distrito Federal.
 

No Lago Norte, as atividades serão realizadas nas QI’s e QL’s 5, 6, 7 e 8, das 9h às 16h. Os agentes de Vigilância Ambiental da secretaria visitarão cerca de 1,5 mil residências para inspecionar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Além disso, vão orientar os moradores e prestar esclarecimentos sobre a enfermidade.
 

Para a Administração Regional do Lago Norte, é importante que os moradores recebam os agentes de saúde em suas casas para garantir o sucesso dos trabalhos. As ações de prevenção são realizadas, principalmente, de setembro a maio, período em que há maior proliferação do Aedes aegypti.
 

Taguatinga – O Núcleo de Vigilância Ambiental de Taguatinga desenvolverá, até o final do período de chuvas, prevenção em todas as áreas de risco de dengue na cidade. Os agentes vão aplicar inseticidas e larvicidas em locais que possam conter focos de transmissão da doença.
 

Dados – Levantamento realizado pelo Núcleo de Vigilância Ambiental de Taguatinga em janeiro deste ano apontou a existência de 10 focos de dengue na cidade. São consideradas regiões de risco as quadras QSC 24, QSB 11, QNL 24 e 20, QNG 3, Área Especial C Norte, QNC 13, CNB 8 e QNAs 5 e 19.
 

Sintomas – Os sintomas iniciais da dengue são dor de cabeça, nos olhos e pelo corpo, febre e náuseas. Apenas o médico poderá diagnosticar a doença e medicar o paciente para alívio dos sintomas. A dengue pode se agravar para um quadro hemorrágico. Neste caso, os sintomas são manchas vermelhas na pele, sangramento no nariz e gengivas, dor intensa e contínua no abdômen.
 

A pessoa que apresentar sintomas de dengue deve se dirigir imediatamente ao posto de saúde. É importante lembrar que esta é uma doença que precisa de atenção médica imediata e pode causar a morte.
 

Cuidados – O chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Taguatinga, Júlio César, orienta que os moradores façam vistoria, semanalmente, nas áreas interna e externa de suas residências. “É interessante fazer a vistoria sempre após a chuva, pois será mais fácil identificar os locais que acumulam água. O foco de dengue deve ser eliminado. Também é aconselhável lavar os recipientes onde eles estavam. É importante que todos os moradores se transformem em vigilantes ambientais”, explica Júlio César.
 

A Vigilância Sanitária ressalta que a população também deve redobrar os cuidados contra a dengue no período chuvoso. É importante não deixar água acumulada em vasos de plantas, caixas d’água, pneus e outros ambientes em que o mosquito pode se proliferar.
 

Serviço:

Mais informações: Vigilância Ambiental
Telefone: 3343-8801
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.