27/01/2013 às 12:50

Nas abas do chapéu

Em 2013, a Dragões de Samambaia viaja no tempo e resgata a história do acessório que não sai de moda

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília

Nas casas, no comércio, e em repartições públicas, até meados do século XX, os chapéus eram acessórios indispensáveis. Já teve sua imagem relacionada à beleza, status, proteção, entre outros. No carnaval de 2013, a Associação Cultural Desportiva e Recreativa Dragões de Samambaia, chega com o enredo Chapéu: o que protege, enobrece e enfeita as civilizações. Quarta escola a entrar na avenida, na segunda-feira, (11), a Dragões de Samambaia desfilará com três carros, 10 alas e 450 componentes.
 

O presidente de honra da escola, Vicente Beserra, explica que o desfile terá três grandes momentos. “A primeira parte contará como o chapéu era usado antigamente, quando os primitivos botavam couraças de animais para proteger a cabeça. O segundo trecho passeia na Grécia e Roma antigas, quando os soldados usavam capacetes para se proteger, e passa pela nobreza com os reis, rainhas e elmos”, revela.
 

Vicente Beserra conta, ainda, que o último momento aborda a folia do carnaval. “Representado pelo Pierrot e o Arlequim, personagens caraterísticos da festa brasileira. Enfim, será um passeio completo pela história desse acessório “, completa.
 

Uma das motivações para a produção da escola estar em ritmo acelerado é a vontade de voltar ao Grupo Especial. Em 2010, ela foi rebaixada para o grupo de acesso, onde luta há dois anos pela vitória. “Nosso maior objetivo é vencer”, destaca. Quanto aos desafios, Vicente é categórico. “O tempo é o maior obstáculo. Vivemos correndo contra o tempo por que quando chega a hora do desfile, temos que entrar na avenida, prontos ou não”, observa.
 

Homenagem – Fundada há 12 anos, a Dragões de Samambaia escolheu a diretora-fundadora dona Vilma, falecida em outubro passado, como homenageada deste ano. “É uma pessoa muito importante para nós. Infelizmente ela morreu sem poder ver o carnaval de 2013. Nossa homenagem será para ela”, finaliza o presidente.