27/01/2013 às 13:10

Saúde Para Todos COPA vacina funcionários do aeroporto

Imunização é a primeira medida do programa criado pelo GDF. O objetivo é prevenir e controlar a transmissão de doenças às pessoas que vão trabalhar nas copas das Confederações e do Mundo

Por Da Redação


. Foto: Mary Leal

Os funcionários do Aeroporto Internacional de Brasília são os primeiros beneficiados pelo Saúde para Todos COPA, programa que dá início às medidas de atendimento às pessoas que atuarão junto a turistas durante as copas das Confederações, em junho de 2013, e do Mundo, em junho de 2014. Neste domingo (27), a Secretaria de Saúde (SES) montou um posto da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), no local, para aplicação da tríplice viral, contra sarampo, rubéola e febre amarela, desde as 9h.

O objetivo do Saúde Para Todos COPA, lançado na sexta-feira (25), é reforçar medidas de saúde e dar tranquilidade sanitária às pessoas que estarão presentes às copas das Confederações e do Mundo. A intenção é imunizar os 15 mil trabalhadores do aeroporto em uma semana. Para tanto, recomenda-se que todos levem o cartão de vacinação.

Neste primeiro dia, a SES pretende atender 2 mil pessoas até as 18h. “Como a demanda é espontânea, nós pedimos para aqueles que não se vacinarem nesse período, que procurem o posto de saúde mais próximo”, aconselha a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Marília Coelho Cunha.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Sônia Geraldes, explica a urgência da prevenção. “O objetivo é evitar a introdução de doenças já controladas no Brasil, como o sarampo, por exemplo. Não queremos criar um colapso na área de Saúde, causado por enfermidades já contidas no país”, acrescenta.

Público Alvo – Motorista de uma companhia aérea, José Carlos Avelino, 31 anos, foi pego de surpresa. “Eu não sabia da campanha, mas acho muito importante manter a saúde”, ressalta. Eunilson Souza, 30 anos, motorista, parabeniza o trabalho de prevenção do governo. “Mostra cuidado com os funcionários e turistas”, avalia.

Taxistas do DF e trabalhadores da Feira dos Importados e da Torre de TV serão os próximos atendidos pela vacinação, que se estenderá a funcionários de portos e rodoviárias, rede hoteleira, bares, restaurantes, segurança pública, imprensa, voluntários e profissionais de saúde. A expectativa da Secretaria de Saúde é que todo o público alvo seja imunizado até a Copa das Confederações, em junho deste ano. “É importante que toda a linha de frente de serviços seja vacinada o quanto antes”, completa Sônia Geraldes.

Precaução – Atualmente, as doses contra sarampo, rubéola e febre amarela estão disponíveis na rede pública de Saúde, e grande parte da população brasileira já foi imunizada. Apesar de estarem sob controle no Brasil, essas enfermidades, contudo, não foram contidas em muitos países. Dessa forma, pessoas não vacinadas correm o risco de contraí-las e reintroduzi-las aqui ao entrarem em contato com indivíduos de países onde as doenças ainda estejam em circulação.

Quatro eixos – A etapa inicial do programa Saúde Para Todos COPA é dividida em quatro eixos: vacinação, certificação, cartilhas com orientação aos turistas e demais ações de promoção e prevenção.

O objetivo da certificação é qualificar estabelecimentos comerciais quanto às condições adequadas de segurança sanitária. A rede hoteleira também será avaliada tanto na alimentação oferecida quanto no controle da qualidade da água. Os estabelecimentos aprovados receberão um selo que servirá de referência aos turistas e estará disponível também em inglês. Workshops com responsáveis pelo setor estão previstos para as próximas semanas.

Cerca de 200 mil cartilhas serão distribuídas durante os jogos. O material trará informações aos turistas em três idiomas – português, inglês e espanhol – sobre os endereços das unidades de saúde e suas especialidades, além de precauções sanitárias.

Quanto às demais iniciativas de promoção e prevenção, estão previstas ações de intenso monitoramento da qualidade dos alimentos, medicamentos e cosméticos do DF pela Subsecretaria de Vigilância a Saúde (SVS). Também farão parte da programação, inspeções em shoppings, praças de alimentação, cinemas e teatros, além de ações de vigilância das doenças diarréicas agudas e de transmissão hídrica e alimentar (DTHA).

Farmácias – Durante o lançamento do programa, a Secretaria de Saúde e o Conselho Regional de Farmácias (CRF) assinaram um termo de cooperação técnica para capacitar 1,5 mil farmacêuticos e 3 mil auxiliares que também atenderão turistas durante as competições. Serão oferecidos cursos de 200 horas em inglês e espanhol, além de aulas de reforço em assistência farmacêutica. A previsão inicial é que as qualificações comecem em abril deste ano.