28/01/2013 às 18:22

Saúde ganha reforço de 522 médicos

Nomeados atuam em 12 especialidades médicas, entra elas, ortopedia, psiquiatria e anestesiologia. Mais de 170 profissionais substituirão trabalhadores temporários

Por Da Redação


. Foto: Pedro Ventura

A rede pública de Saúde do Distrito Federal terá reforço de 522 médicos, para preencher cargos em 12 especialidades. A área de clínica médica receberá 184 nomeações – sendo 106 para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e o restante para anestesiologia, psiquiatria, medicina intensiva, ortopedia, traumatologia, cirurgia pediátrica, geriatria, hematologia e hemoterapia, neuropediatria, radioterapia e infectologia. Os profissionais foram nomeados no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (28).

Os 522 nomeados hoje correspondem a 58% dos 889 aprovados no concurso público que teve o resultado divulgado em 22 de novembro. Os outros selecionados serão chamados ao longo do ano e direcionados aos locais de maior carência no quadro de pessoal.

O governador Agnelo Queiroz afirma que a contratação dos profissionais faz parte das medidas adotadas para recuperar o sistema público de Saúde do Distrito Federal. Entre elas, a criação de mais Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), clínicas da família e reformas no setor hospitalar. “Concentrei todos os esforços para aumentar a equipe da saúde pública no DF. Em dois anos, fizemos mais do que os oito anos anteriores ao nosso governo”, declarou o governador.

Dos nomeados hoje, 172 substituirão profissionais temporários, que têm contratos vencendo no final deste mês. “Essas contratações fazem parte do nosso plano de reestruturação da rede, que por anos ficou sucateada. Acreditamos que, com esse reforço, a população vai sentir ainda mais a melhoria nos serviços”, avaliou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.
 

Desde o primeiro dia da atual gestão, o GDF tem empreendido esforços para garantir a recomposição dos quadros funcionais. Até o momento, foram convocados mais de 8 mil servidores de todas as especialidades e áreas. Somente em dezembro, já tinham sido nomeados 294 profissionais, que assumem seus postos de trabalho até o final deste mês. Eles vão substituir servidores aposentados na rede pública de Saúde.
 

Mudança – O secretário de Saúde informou que o GDF realizará novos concursos públicos por região administrativa, com o objetivo de atender locais onde há carência de profissionais. “Nesse último concurso mudamos a forma de ofertar vagas. Os candidatos se inscreveram de acordo com a região geográfica de interesse. Acreditamos que dessa forma o índice de desistência será menor. E isso terá reflexo direto no atendimento à população, pois vamos ter profissionais mais compromissados”, acredita Rafael Barbosa.