01/02/2013 às 10:03

Polícia Militar ganha novos uniformes

As fardas seguem padrão internacional e garantem maior conforto, segurança e visibilidade para o policial

Por Da Redação


. Foto: Mary Leal

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) terá uniformes novos. O objetivo é seguir o padrão internacional de vestimentas para oficiais de segurança pública, além de aumentar a visibilidade das ações preventivas da tropa. O regulamento para a mudança das fardas foi publicado nessa quinta-feira (31) no Diário Oficial do DF. A expectativa é que em até 90 dias todo o efetivo da PMDF esteja utilizando os novos trajes.
 

As mudanças incluem alteração nas cores dos uniformes, agora com calça azul-marinho, distintivos metálicos e confecção em tecidos mais resistentes e duráveis, semelhantes aos utilizados pelo exército americano. Apenas as camisas, calças e cobertura (boina, gorro, etc.) sofrerão alteração. O novo regulamento das fardas é um dos itens de modernização da PMDF previsto pelo GDF.
 

Inicialmente, serão dois modelos novos: o operacional, usado no policiamento ostensivo; e o de passeio, utilizado no expediente administrativo e durante atividades externas. “Os tecidos garantem maior conforto e aumentam a visibilidade dos policiais nas ruas, além de possuir uma vida útil superior e proteção contra raios ultravioleta. O padrão foi feito com base em estudo técnico que vem sendo realizado desde 2009”, detalhou o comandante-geral da PMDF, Suamy Santana.
 

Auxílio-fardamento – O custo médio dos dois novos uniformes é de aproximadamente R$ 400. Para o custeio, os policiais recebem o auxílio-fardamento, que corresponde a 25% do vencimento integral dos oficiais, variável conforme o seu nível hierárquico. A finalidade do benefício é garantir aos policiais militares condição financeira para que estejam sempre bem apresentados perante a comunidade do DF.
 

“O policial já recebe anualmente o auxílio-fardamento. Mas, excepcionalmente para este ano, o governador Agnelo Queiroz autorizou sua antecipação, devendo deve sair ainda este mês. Assim, todos terão recursos suficientes para a aquisição da nova farda”, afirmou o comandante-geral da PMDF, Suamy Santana.
 

Além disso, ele lembra que, desde o início da atual gestão, cerca de 12 mil policiais foram promovidos pelo GDF. A grande parcela do efetivo possui patente de cabo. “Isso significa que a maioria é graduada e tem condições de comprar os novos uniformes”, ressaltou o comandante-geral da PMDF.
 

Apesar de o prazo estipulado para a troca do uniforme ser de até 90 dias, a PMDF verificará a capacidade do mercado em suprir a demanda dos policiais militares. Caso seja detectada dificuldade das lojas em atender aos pedidos, o prazo poderá ser estendido.
 

Lei – A legislação de vencimentos aplicada aos policiais e bombeiros militares do DF foi estabelecida em 2001, pela Lei nº 10.486. A norma prevê o pagamento anual do auxílio-fardamento aos integrantes dessas organizações. O recurso corresponde a 25% do vencimento integral em cada nível hierárquico.
 

 Imagem uniforme