07/02/2013 às 16:08, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Nova gestão na Secretaria de Transparência e Controle

Com ampla experiência no governo federal, a procuradora da Advocacia-Geral da União Vânia Lúcia Ribeiro Vieira pretende aprimorar a transparência pública e investir no controle preventivo da gestão

Por Da Redação


. Foto: Pedro Ventura

 

A procuradora da Advocacia-Geral da União (AGU) Vânia Lúcia Ribeiro Vieira assumiu, na segunda-feira (4), a Secretaria de Transparência e Controle do DF. Atuando desde 2006 como diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), ela foi a responsável pela gestão do Portal da Transparência da União.

 

Coordenou, ainda, a execução da Lei de Acesso à Informação do Executivo federal. Há seis anos, Vânia Lúcia é representante do Brasil no Mecanismo de Acompanhamento de Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção, da Organização dos Estados Americanos (OEA). Na CGU, também foi corregedora-geral e analista de Finanças e Controle.

 

Na Secretaria de Transparência e Controle, a procuradora pretende agregar a experiência no governo federal e progredir no trabalho desenvolvido com êxito pelo ex-secretário Carlos Higino. “Meu principal desafio é dar continuidade às atividades e avançar no incremento da transparência pública e no controle preventivo da gestão”, revela, otimista.

 

Nascida em Mato Grosso, Vânia Lúcia se formou em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fez mestrado em Direito Administrativo pela mesma instituição. Além disso, especializou-se em Políticas Públicas e Gestão Governamental. A especialista conduziu, durante sua passagem pela CGU, várias sindicâncias e processos disciplinares.

 

A procuradora também esteve à frente de eventos importantes, como a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, no ano passado, e a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), da qual foi presidente da comissão organizadora.