18/02/2013 às 10:11

Hospital de Base cria setor para melhorar atendimento

O chamado Escritório de Qualidade e Segurança é formado por profissionais de várias áreas do HBDF que contribuirão para analisar o acolhimento de pacientes

Por Da Redação


. Foto: Mary Leal

Com o objetivo de melhorar o atendimento dos pacientes, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) criou o Escritório de Qualidade e Segurança. Usando como base modelos de gestão adotados em hospitais particulares, o HBDF utilizará esse novo setor para analisar todas as etapas do acolhimento do paciente. Dessa forma, as equipes poderão identificar possíveis gargalos e providenciar soluções. O HBDF é a primeira unidade de saúde pública do DF a oficializar a criação de uma seção como essa.
 

Formado por um comitê de profissionais de várias divisões da unidade, o Escritório de Qualidade e Segurança pretende analisar e coordenar todas as áreas de atendimento do hospital. A criação do setor foi publicada no Diário Oficial do DF de quarta-feira (15). Contudo, o treinamento dos profissionais começou no ano passado, com o apoio de especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo.
 

“O foco maior é garantir a segurança dos pacientes, desde o momento em que entram no hospital até a alta”, afirmou o diretor-geral do HBDF, Julival Ribeiro. “É, na verdade, um selo de qualidade para rever todo o processo dentro da unidade, identificar problemas e encontrar soluções. Trata-se de um novo modelo que busca humanizar o acolhimento e melhorar a segurança e nossos indicadores de serviços”, completou Ribeiro.