21/02/2013 às 18:19

5ª Edição do Jogo das Estrelas em Brasília

Evento, nos dias 1° e 2 de março, reunirá, pela primeira vez na capital, os melhores atletas do basquete brasileiro

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso

Brasília será sede, pela primeira vez, da elite do basquete brasileiro. Nos próximos dias 1º e 2 de março, o ginásio Nilson Nelson receberá os melhores atletas da modalidade em atuação no país, durante a quinta edição do Jogo das Estrelas. O evento esportivo foi anunciado, nesta quinta-feira (21), pelo governador Agnelo Queiroz, acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, em cerimônia no Palácio do Buriti. Também estiveram presentes o secretário de Esportes, Julio César Ribeiro, e estrelas da modalidade, como Alex e Guilherme, do UniCEUB/BRB/Brasília, e Marquinhos, do Flamengo.

O encontro dos craques do campeonato brasileiro da modalidade, denominado Novo Basquete Brasil (NBB), consiste em competições individuais e em uma partida entre estrelas do Brasil e do exterior que atuam no torneio. Agnelo Queiroz destacou a dimensão do evento, de grande sucesso e divulgação, e a honra de Brasília sediá-lo. “É uma grande festa para integração nacional das equipes e também uma oportunidade para nossa população ver um basquete de excelente nível, que não deixa a desejar a nenhum outro país”, comemorou.

Na abertura do torneio, dia 1º, o ginásio Nilson Nelson sediará competições de diferentes modalidades, como arremesso de três pontos, de enterradas e o desafio de habilidades. Todas as disputas contarão com a participação de jogadores selecionados por desempenho, escolha popular e de especialistas.

Na categoria de arremesso de três pontos, o campeão de 2012, Helinho (Unitri/Universo/Uberlândia), defenderá seu título. Guilherme, do Uniceub/BRB/Brasília, será um dos competidores. Nas enterradas, Isaac, também de Brasília, integra a lista de desafiantes do atual campeão, Gui Deodato (Paschoalotto/Bauru). O desafio de habilidades, por sua vez, reunirá o maior número de jogadores do primeiro dia do evento: oito atletas, entre eles, Eric Tatu (Uniceub/BRB/Brasília), que enfrentará Fernando Penna (Pinheiros/SKY), bicampeão da modalidade.

A principal atração do encontro ocorrerá no dia 2. Pelo terceiro ano consecutivo, haverá um jogo dos melhores brasileiros contra os craques estrangeiros (NBB Brasil x NBB Mundo). A partida decidirá o confronto empatado em 1 a 1, desde que os atletas nacionais venceram em 2012, se igualando à vitória conquistada pelos jogadores do exterior, em 2011. O Jogo das Estrelas já foi disputado no Rio de Janeiro (RJ), em 2009, Uberlândia (MG), em 2010, e Franca (SP), em 2011 e 2012. Nas duas primeiras edições, não havia divisão entre astros nacionais e de outros países.

Centro Olímpico – A presença, em Brasília, dos melhores do basquete brasileiro não se limitará às apresentações no Nilson Nelson. Segundo o secretário Júlio César Ribeiro, os jogadores do NBB conhecerão, em 28 de fevereiro, as atividades do Centro Olímpico de Ceilândia. “A intenção é que eles tenham contato não apenas com a comunidade, mas também com todos os atletas que estão sendo formados na modalidade de basquete pelo projeto Futuro Campeão”, adiantou. No dia 1º de março, eles visitarão o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.