21/02/2013 às 12:26, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

GDF oferece curso de educação fiscal

Os interessados podem se inscrever até sábado (23). As aulas sobre questões tributárias são gratuitas e vão de março a junho

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Fazenda

O GDF, por meio da Secretaria de Fazenda, oferece gratuitamente o curso Disseminadores de Educação Fiscal, sobre questões tributárias. A proposta é conscientizar os cidadãos quanto aos seus direitos e deveres, além de incentivá-los a participar da elaboração orçamentária. Os interessados deverão fazer a inscrição até sábado (23) pelo site da educação fiscal, e depois enviá-la para o endereço eletrônico pefdf@fazenda.df.gov.br. As aulas vão de março a junho deste ano.

Podem se candidatar às 300 vagas disponíveis professores, servidores públicos, universitários e demais cidadãos. Todos terão de cumprir 120 horas de carga horária e atingir, no mínimo, média 7, exigida para aprovação. As aulas são ministradas a distância por oito tutores. Antes do início do curso, será realizado um encontro presencial, obrigatório, com local e data a serem definidos e divulgados via e-mail.

Para o coordenador Valcir Alves da Silva, o curso é um excelente instrumento para demonstrar a importância dos tributos no dia a dia. “Pretende-se despertar no cidadão os valores e atitudes necessários ao fomento do exercício da cidadania, além de favorecer a compreensão da fiscalidade desde o momento da arrecadação dos tributos, passando pela aplicação dos recursos públicos e o controle do gasto”, explicou Valcir.

Os cursos são promovidos no DF desde 2005 e já formaram cerca de 2 mil disseminadores de educação e cerca de 80 tutores que atuam na supervisão das atividades. O conteúdo é composto por cinco módulos: Educação Fiscal no Contexto Social; Relação Estado Sociedade; Função Social dos Tributos; Gestão Democrática dos Recursos Públicos e Elaboração de Projetos.