01/03/2013 às 20:36, atualizado em 12/05/2016 às 17:49

Agulhinhas da Asa Sul são liberadas

As obras começaram em agosto do ano passado e custaram cerca de R$2 milhões

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Obras


. Foto: Mary Leal

Os motoristas que trafegam pelo Eixo Rodoviário Sul já podem utilizar os novos acessos diretos aos eixos W e L, construídos nas quadras 105/205, 109/209 e 113/213 Sul. Mais conhecidos como agulhinhas, eles foram liberados ao tráfego nesta sexta-feira (1º) e receberam placas de sinalização. A pintura de faixas está em fase de conclusão. A obra, iniciada em agosto de 2012 pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), custou aproximadamente R$ 2 milhões.
 

Quem optar pelo novo trajeto evitará o congestionamento das tesourinhas e, com isso, reduzirá o tempo de viagem. Outro benefício será a fluidez do tráfego nos eixinhos, já que muitos motoristas poderão acessar facilmente o Eixão.
 

“As agulhinhas vão melhorar o fluxo de automóveis entre o Eixão e os eixinhos, além de gerar economia de combustível e de tempo para os motoristas. Além disso, a abreviação do caminho a ser percorrido pelos veículos proporciona redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera”, destaca o secretário de Obras, David de Matos.
 

No início de fevereiro, foram liberadas ao tráfego as agulhinhas localizadas nas quadras 105/205 e 109/209, na Asa Norte.
 

Previstas no projeto do arquiteto Lucio Costa, as “agulhinhas” são ligações diretas ao Eixo Rodoviário a partir das tesourinhas dos eixinhos, e vice-versa.