05/03/2013 às 15:39

Polícia Militar testa patinetes elétricos

Equipamento dá maior agilidade aos policiais e segurança aos moradores de Taguatinga

Por Da Redação, com informações da Polícia Militar


. Foto: Pedro Ventura

O 2º Batalhão de Polícia Militar, localizado em Taguatinga, começou a testar um novo equipamento, os patinetes elétricos. Eles serão utilizados em operações diárias na região. O veículo de três rodas movido à bateria de lítio é a nova opção dos policiais para facilitar a ronda que, ainda muitas vezes, é feita a pé. O patinete tem capacidade para transportar uma pessoa de até 140 quilos, roda de 20 a 30km por dia e pode transitar em calçadas, ciclovias e outros espaços.

“A vantagem é a agilidade que eles proporcionam, além de serem ecologicamente corretos. Um policial normalmente percorreria, em 6 horas de trabalho diário, cerca de três quilômetros a pé. Com o patinete, ele pode andar até 30km”, explicou o tenente-coronel Florisvaldo Ferreira César, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Taguatinga.

Não é necessário ter habilitação para dirigir os patinetes elétricos, mas é exigido que os policiais utilizem equipamentos de segurança, como capacetes e luvas. Os veículos atingem 35km por hora, têm três velocidades, além de duas baterias, que duram cerca de 5 horas cada, o que garante autonomia de 10 horas de funcionamento.

A expectativa do 2º Batalhão de Polícia Militar é que a guarnição receba 40 patinetes para auxiliar nas rondas. Além disso, o projeto ainda deverá ser estendido aos demais batalhões do Distrito Federal.