08/03/2013 às 22:36, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Reforço na frota de ônibus em três cidades

Mais 42 ônibus serão acrescidos às linhas que atendem Planaltina, Sobradinho e Fercal a partir de sábado (9), o que representa um aumento de até 50% na frota

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Brito

Apenas 11 dias após o GDF assumir a gestão das empresas de transporte coletivo Rápido Veneza, Viva Brasília e Rápido Brasília, todas do Grupo Amaral, a população já recebe reforço na quantidade de ônibus em circulação. Assim como o Paranoá e São Sebastião, que têm mais veículos à disposição desde o início desta semana, as próximas cidades a serem beneficiadas serão Planaltina, Sobradinho e Fercal. A partir deste sábado (9), mais 42 ônibus serão acrescidos às linhas que atendem esses locais – o que representa um aumento de até 50% na frota em circulação.
 

As linhas que circulam em Planaltina receberão mais três veículos e agora passam a contar com 49 ônibus. A expectativa é que, até o final da próxima semana, mais 10 carros entrem em circulação para reforçar o serviço dentro da cidade. Já o Vale do Amanhecer, também em Planaltina, receberá mais oito ônibus e a frota que atende a localidade será ampliada de três para 11 veículos.
 

Em Sobradinho I, a oferta de ônibus passará de 12 para 20, já nas primeiras horas da manhã de sábado. Já em Sobradinho II, os 22 veículos operados pelas empresas do Grupo Amaral serão retirados de circulação e darão lugar a 40 ônibus, cerca de 90% deles 0km, um aumento de 45%. Propriedade da Viação Planalto (Viplan), os veículos esperavam cadastramento do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) para começarem a rodar.

 

O aumento da frota também beneficiará usuários do transporte coletivo da Fercal, próximo a Sobradinho II. Na mais recente região administrativa do Distrito Federal, o transporte passará de apenas um ônibus para seis veículos em circulação.
 

Manutenção – O reforço na quantidade de ônibus é resultado da manutenção realizada pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) nos veículos sob responsabilidade do GDF, e do remanejamento, pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), de frota subaproveitada em outras linhas, como as de Ceilândia e Taguatinga.
 

O diretor-geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella, lembrou que os serviços no Paranoá e em São Sebastião já melhoraram depois do acréscimo de aproximadamente 77% na quantidade de veículos para atender a população. O tempo de espera caiu e, com a renovação da frota, a qualidade das viagens aumentou.
 

“Agora, a força-tarefa do governo também vai melhorar os serviços em outras três cidades. Em cerca de uma semana, a previsão é que mais de 20 veículos atendam Planaltina. O trabalho de recuperação da frota continua de forma célere, e teremos condições de chegar a um número ideal para o serviço prestado à população”, afirmou o diretor-geral do DFTrans.
 

Para o presidente da TCB, Carlos Alberto Koch, o GDF ter assumido a gestão das empresas foi uma etapa decisiva para organizar o transporte coletivo nas cidades. “Só após essa medida, o governo conseguiu reunir as condições legais para fazer o remanejamento da frota dos ônibus no DF. Antes, o Grupo Amaral se recusava a abrir mão de espaço, especialmente no Eixo Norte, que estava em situação crítica”, explicou o presidente da TCB, Carlos Alberto Koch.
 

Equipamentos – Desde o dia 27 de fevereiro, a frota sob responsabilidade do GDF tem recebido equipamentos básicos de segurança. Entre eles, peças para os sistemas elétrico, de transmissão, de embreagem e de freios. Cerca de 30 mil litros de óleo foram adquiridos para garantir a troca nos próximos dois meses.
 

A TCB também recebeu 163 pneus para fazer as primeiras trocas. A previsão é que serão necessárias pelo menos mil unidades para atender toda a demanda. Durante o fim de semana, o trabalho com os veículos, que estavam sucateados, foi intensificado pela TCB. “Nos próximos dias, em vez do remanejamento, os ônibus que estão sendo recuperados vão começar a operar. A previsão é que até o final da próxima semana vários veículos entrem em circulação”, garantiu o presidente da TCB.
 

Assunção – O GDF assumiu a gestão de três empresas integrantes do Grupo Amaral no dia 25 de fevereiro, para garantir que 2,44 milhões de passageiros/ mês não ficassem sem o serviço. Foram oito meses de preparação até que a medida, denominada “Assunção”, fosse adotada.
 

Assumir a gestão das empresas foi o último recurso do GDF, após esgotadas as chances para que o serviço fosse ofertado integralmente. O Grupo Amaral firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) no ano passado. No entanto, as empresas não cumpriram as metas de investimentos, limites de frota e número de viagens, ameaçando o transporte coletivo nas regiões administrativas de São Sebastião, Paranoá, Sobradinho e Planaltina.