09/03/2013 às 19:06

Parque Três Meninas será totalmente revitalizado

Governador Agnelo Queiroz destinou R$ 3,5 milhões para realização de obras que vão priorizar a segurança e o bem-estar dos frequentadores da unidade ecológica em Samambaia

Por Secretaria de Comunicação Social


. Foto: Roberto Barroso

Os moradores de Samambaia terão mais qualidade de vida a partir de agora. O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do vice-governador, Tadeu Filippelli, assinou, neste sábado (9), autorização para o início das obras de revitalização do Parque Ecológico Três Meninas. A iniciativa do GDF, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), destina investimento de R$ 3,5 milhões em infraestrutura para a unidade ecológica.

“Precisávamos salvar e melhorar o parque para oferecermos mais qualidade de vida. Aqui, há quilômetros de nascentes espetaculares e não podemos perder esse patrimônio tão rico. Queremos deixá-lo para as gerações futuras”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

A unidade será contemplada pelo programa Brasília, Cidade Parque e receberá novos banheiros e vestiários, guarita, parque infantil com brinquedos de madeira, quadras esportivas, pista de skate e para caminhada, ciclovia e estacionamentos.

A escola será reformada para receber atividades administrativas e educativas, assim como o galpão destinado à prática de esportes indoor, as casinhas de boneca e o casarão, onde são promovidos encontros culturais. Novas instalações, como bebedouros, bancos e pontos de iluminação em todo o terreno, também fazem parte do projeto de revitalização.

De acordo com o superintendente de Áreas Protegidas do Ibram e responsável pela condução do programa, Pedro Salgado, a reestruturação deve durar cerca de oito meses. “Após esse período, as pessoas terão contato com uma área que vai além da riqueza ecológica. Este parque tem vocação cultural e histórica, principalmente por ser um sítio arqueológico, onde já foram encontrados objetos com mais de 9 mil anos de idade”, explicou.

Brasília, Cidade Parque – Ao todo, mais de 30 parques, em diversas regiões administrativas, já estão com projetos de intervenção por meio do Brasília, Cidade Parque. O programa, inspirado nos ideais de Lucio Costa, prevê a construção e a revitalização, de forma sustentável, dos 72 parques e das 22 unidades de conservação do DF.

Os recursos, em sua maioria, são provenientes das compensações ambientais e florestais pagas por empreendedores que investem no DF. Dessa forma, projeto garante mais qualidade de vida e saúde à população, que passa a ocupar os espaços revitalizados em atividades físicas, lúdicas e pedagógicas.

“Certamente passarei a vir aqui com mais frequência após essa iniciativa. Será muito mais agradável vir passear com a minha família nessas trilhas, principalmente com mais segurança e conforto”, afirmou a dona de casa Michelle Ramos. Ela e a família fizeram questão de participar da solenidade de lançamento das obras.

Planejamento – O governador Agnelo Queiroz revelou, ainda, que a recuperação do Parque Três Meninas faz parte de um plano de desenvolvimento para Samambaia. “Estamos preparando um grande projeto para fazer desta uma das cidades mais importantes e melhores de se viver do DF. No nosso planejamento, estão diversos investimentos públicos e privados que vão gerar um avanço para Samambaia. Então, não poderíamos deixar de lado o lazer, e o incentivo à saúde dos moradores”, explicou o governador.

Também participaram do evento o presidente da Câmara Legislativa, Wasny de Roure; os secretários do Meio Ambiente, Eduardo Brandão; de Publicidade Institucional, Abimael Nunes, e de Comunicação Social, Ugo Braga; o presidente do Ibram, Nilton Reis; o deputado federal Roberto Policarpo, o administrador regional de Samambaia, Risomar Carvalho e o superintendente de Áreas Protegidas do Ibram, Pedro Salgado. Moradores de Samambaia e representantes da guarda ambiental também compareceram à solenidade.

O parque – Criado em 1993, o Parque Ecológico Três Meninas abriga nascentes nos cerca de 70 hectares de território. O local possui relevo característico de borda de chapada, além de fauna e flora nativas do cerrado.

Em 1960, a família Penna Marinho arrendou 72 hectares no Núcleo Rural Taguatinga (hoje Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek – Arie JK), onde instalou a Chácara Três Meninas. Já em 1988, a propriedade virou sede da Administração Regional de Samambaia, e em 1993, por meio de decreto, a chácara foi transformada no Parque Três Meninas.