22/03/2013 às 14:41

Escolas rurais têm novo sistema de abastecimento de água

Iniciativa vai beneficiar 72 unidades de ensino em 13 regiões administrativas

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Educação


. Fotos: Aquilino Bouzan

Ao todo 72 escolas rurais da rede pública de ensino serão beneficiadas com um sistema de abastecimento de água. A meta é que até o final deste ano todas as unidades de ensino da zona rural sejam contempladas com o novo saneamento básico. A medida do GDF é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), e faz parte do Programa de Saneamento nas Escolas Rurais.
 

A iniciativa, que começou este ano, beneficiará unidades de ensino em Brazlândia, Ceilândia, Fercal, Gama, Lago Norte, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Varjão, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. “Não podemos deixar as escolas rurais sem água de qualidade. Isso faz parte do passado, porque todas receberão a atenção do governo”, afirmou o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa.
 

O programa começou a executar as obras de saneamento na regional de ensino de Brazlândia. A Escola Classe Incra VI foi a primeira a ganhar o sistema de abastecimento de água, certificado pela Caesb. A próxima unidade a ser contemplada na cidade é a Escola Classe Chapadinha.
 

“Mais de 220 pessoas são beneficiadas com isso. É como se tivéssemos uma miniestação de tratamento na escola. Dispensamos totalmente o caminhão-pipa, e não vai mais faltar água”, afirmou a diretora da Escola Classe Incra VI, Lucimar Ornelas Justino Oliveira.
 

O saneamento básico é instalado em duas etapas: na primeira, a Caesb prepara os sistemas de produção, abastecimento, tratamento, distribuição e reservatório de água e, em seguida, instala os hidrômetros. Depois, a Secretaria de Educação faz as adequações e tubulações internas. Todas as escolas que serão contempladas já passaram por vistorias técnicas.