27/03/2013 às 16:39, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Cresce o número de empresas habilitadas para o novo modelo de transporte público do DF

Nessa quinta-feira, o GDF divulga as propostas das empresas habilitadas que concorrerão à administração das bacias 1,3 e 4. Etapa finaliza o processo de licitação que renova o sistema de transporte público do DF

Por Marôa Pozzebom, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal avançará, quinta-feira (27), em mais uma etapa do processo licitatório do sistema que será implantado no transporte público. O modelo irá distribuir as 31 regiões administrativas do DF em cinco bacias (veja no mapa). As cinco operadoras vencedoras da licitação vão oferecer e administrar uma frota de 3 mil ônibus novos, o dobro existente, até o final de setembro deste ano.

 

As três empresas habilitadas que concorrerão na licitação das bacias 1,3 e 4 são: Consórcio HP-ITA, de Goiás, e a Auto Viação Marechal Ltda, de Curitiba e a Viação Piracicabana, do município de Piracicaba (SP). Apresentaram propostas para Bacia 3, que será disputada,amanhã, as empresas HP-ITA e a Auto Viação Marechal Ltda.

 

Com a escolha da operadora para gerir essa bacia, automaticamente a segunda colocada assume a Bacia 4, já que a única empresa habilitada para concorrer à Bacia 1 é a Viação Piracicabana.
 

As empresas habilitadas terão que oferecer os menores preços da concorrência; não dever ao governo, ao INSS nem aos empregados; ter capacidade de operar mais de 500 ônibus por região; oferecer uma garantia de cerca de R$8 milhões ao GDF; e disponibilizar uma frota 0 km dentro de seis meses para vencer a população.
 

“Nós temos hoje uma média de 1,2 milhão de pessoas que utilizam o transporte público por dia. Com a entrada dos veículos novos, a integração e os corredores exclusivos, vamos ampliar muito essa demanda, o que alcançaremos com esse novo modelo, explica o secretário de Transportes José Walter Vázquez.
 

Cada empresa, após a assinatura do contrato, tem 180 dias para se adequar ao novo sistema. Assim, teremos um transporte rápido, confortável e seguro”, garante o secretário.
 

Está prevista, ainda, para o início de julho,a nova administração das operadoras Viação Pioneira e Expresso São José, que venceram a concorrência das bacias 2 e 5. A primeira atende a população das cidades do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way com 640 ônibus.
 

A outra atenderá as regiões de Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga com frota de 576 veículos. Os novos veículos terão TV de informação, câmeras de monitoramento e acessibilidade, como elevadores para deficientes físicos.

bacias-tranporte-publico