27/03/2013 às 18:47

Registros de sequestro relâmpago e homicídios caem no DF

A redução dos crimes é resultado do programa Ação pela Vida, lançado em 2012 pelo GDF

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

 

A prática de homicídios e dos roubos com restrição de liberdade, mais conhecidos como sequestros relâmpagos, foi reduzida no Distrito Federal. Entre 1º de janeiro e 25 de março, o primeiro crime apresentou queda de 7%, o que representa 26 ocorrências de mortes a menos, se comparado ao mesmo período de 2012. Já o sequestro relâmpago caiu 14%, passando de 181 ocorrências para 156.

 

Os dados foram divulgados hoje (27) durante a 6ª reunião plenária do programa Ação Pela Vida, lançado em 2012 e coordenado pelo governador Agnelo Queiroz. Trata-se de um trabalho integrado de mapeamento das áreas de maior risco para intensificar o combate feito pelas polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, administrações regionais, Secretaria de Segurança Pública e demais órgãos do governo.

 

Para avançar no combate à criminalidade, o governador anunciou a adoção de novas medidas. “Cada arma retirada da rua significa mais segurança para a população. Por isso, vou enviar um projeto de lei à Câmara Legislativa para que os policiais recebam bonificação por unidade apreendida”, disse. O valor, em torno de R$ 400 por arma, será dividido entre os agentes envolvidos na ação.

 

Outras medidas – Por meio do programa Ação pela Vida, o GDF vai instalar aproximadamente 1,7 mil câmeras de monitoramento 24 horas, próximas a comércios, estacionamentos e áreas suscetíveis à prática de crimes.

 

Além disso, haverá a reformulação dos Postos de Segurança Comunitários com a liberação dos policiais para trabalharem nas ruas. Assim, funcionarão com agentes que estejam fora dos serviços de rua por motivo de saúde ou com empregados terceirizados.