29/03/2013 às 11:00

Via- sacra do Paranoá é maior encenação de rua do DF

Evento que reúne 25 mil fiéis há 36 anos faz parte do calendário cultural do Distrito Federal

Por Marôa Pozzebom, da Agência Brasília


. Foto: Divulgação

A Via Sacra do Paranoá, uma das mais tradicionais do Planalto Central tem um cronograma diferente dos outros eventos, que realizam a encenação em um único dia. A programação começou com a procissão de Domingo de Ramos, no último dia 24 e segue até a Páscoa.

Nesta sexta-feira santa a programação é retomada com a encenação da Santa Ceia e a Via Sacra. A noite de sábado será preenchida pela Vigília Pascal e no domingo a Missa de Ressurreição e shows religiosos. O elenco da encenação da paixão conta com a participação de aproximadamente 800 pessoas entre figurantes, atores, segurança e apoio, todos voluntários.

A encenação da Via Sacra ao Vivo do Paranoá que acontece nas ruas da cidade há 36 anos, reúne cerca de 25 mil fieis e é considerada um das maiores festas religiosas do DF. Desde 2005, o evento faz parte do calendário cultural do Distrito Federal, por suas características peculiares, de aproximação com a comunidade e a preservação da sua origem na antiga Vila Paranoá.

A via sacra de hoje sairá do às 16h do Terminal Rodoviário, na quadra 33, rumo a Paróquia Santa Maria dos Pobres. Para o administrador regional do Paranoá, Cezar Lopes, momentos como esses propõem o resgate de valores e sentimentos. “Essas atividades contribuem para mudanças do convívio social, em busca de uma sociedade mais justa, fraterna e humana”, destacou o administrador