21/04/2013 às 19:35, atualizado em 17/05/2016 às 14:51

Governador Agnelo almoça com pioneiros da capital

Governador destaca obras de sua gestão para valorizar Brasília como patrimônio da humanidade e valoriza trabalho dos candangos

Por Isabel Freitas e Tolentino Melo, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

BRASÍLIA (21/4/13) – O governador Agnelo Queiroz participou, hoje, do almoço de confraternização organizado pela Associação dos Candangos Pioneiros de Brasília (ACPB). Mais de 150 pessoas estiveram no encontro, realizado na Associação dos Servidores do Banco Central (Asbac).

 

“Homenagear Brasília é protegê-la. Nós estamos trabalhando para proteger e valorizar esta cidade que é patrimônio da humanidade. Entregamos o Catetinho e o Panteão da Pátria reformados e começaremos as obras no Teatro Nacional”, declarou o chefe do Executivo local. Para Agnelo, manter a cidade preservada é um tributo ao grande estadista que foi Juscelino Kubitschek e a todos os pioneiros que o ajudaram a construir a capital federal.

 

“Devemos fazer isso todos os dias, mas especialmente no aniversário de Brasília: prestar homenagem a todos os candangos pioneiros que, quando não havia nada aqui, construíram cada equipamento desta cidade, cada escola, cada hospital, cada edifício, que fazem desta uma cidade não apenas de todos os brasileiros, como de toda a humanidade”, acrescentou o governador.

 

O presidente da ACPB, Claudionor dos Santos, afirmou que a presença de Agnelo Queiroz foi muito importante para debater questões como preservação e manutenção de Brasília. Ele explicou que o objetivo da associação é transmitir a crianças e adolescentes o significado dos pioneiros e como eles ajudaram a construir a capital.

 

“É uma emoção muito grande passar por monumentos como o Congresso, que ajudei a construir. Sinto-me realizado por ter contribuído para erguer esta cidade”, comentou.