21/04/2013 às 16:43, atualizado em 17/05/2016 às 14:51

Mágica e humor animam as crianças no aniversário de Brasília

Apresentação circense atraiu centenas de pessoas ao palco Praça Infantil

Por Isabel Freitas, da Agência Brasília


. Foto:Mariana Raphael

BRASÍLIA (21/4/2013) – A criançada se divertiu hoje de manhã no aniversário de 53 anos de Brasília no palco Praça Infantil, no Museu da República, com a apresentação circense do palhaço Xaxará Borogodó e a Mala Para Sempre, que misturou mágica, malabarismo, acrobacias e humor.

Com técnicas simples para fazer os truques e chamar a atenção do público, o artista Luciano Astiko é quem dá vida ao personagem. “Este é o aniversário da inclusão. Desde que este governo assumiu, os artistas da cidade têm mais espaço para mostrar seus talentos. Neste ano, a festa está com uma superestrutura, e acredito que a tendência é melhorar a cada ano”, disse Luciano, que há 35 anos trabalha nos palcos de Brasília.

O palhaço contou que sempre fez apresentações para crianças. Para ele, a comunicação com esse público é mais aberta e sincera. “O melhor é que não há máscaras, e elas interagem de forma verdadeira”, argumentou Luciano Astiko, que apresentará outras atrações na Praça Intantil ainda hoje.

Centenas de pais e crianças assistiram ao espetáculo sentados na arquibancada da tenda. A interação com o público foi um dos pontos altos da apresentação. O estudante Wigney Teófilo, de 12 anos, que estava acompanhado da mãe, Francimeire, e da irmã Gisele, foi chamado ao palco para ajudar em um número. “Gostei de ter participado, porque esse artista é muito criativo e engraçado”, contou.

Residente do Recanto das Emas, a família participa da comemoração do aniversário de Brasília há seis anos, e, para Francimeire, a programação deste ano está mais diversificada. “Gosto dessas festas porque é uma oportunidade para sairmos de casa com os filhos em segurança”, complementou.

Para Patrícia Cava, que mora no Lago Sul, este aniversário está especial porque a programação para as crianças está bastante variada. Ela levou os dois filhos, Luana e Theo de 4 e 6 anos, para assistir ao espetáculo. “Eu sempre compareço ao aniversário, mas neste ano as atrações para as crianças estão melhores e bem separadas do restante da festa, o que nos dá mais tranquilidade”, comentou.

A moradora do Gama Eliene Lacerda levou, pela primeira vez, os dois filhos, de 13 e 15 anos, à festa na Esplanada dos Ministérios. “Estou amando cada atração do aniversário de Brasília. Vim acompanhada de outros amigos da minha cidade e não temos hora para ir embora. Quero participar e assistir a tudo o que puder”, adiantou.