27/04/2013 às 02:10, atualizado em 17/05/2016 às 14:30

Brasília e Paris negociam parceria estratégica

Em reunião na cidade francesa, representantes dos dois governos discutiram propostas para viabilizar futuras cooperações entre as capitais

Por Priscilla Leonel e Leandro Cipriano, da Agência Brasília

PARIS (26/4/13) – Representantes do GDF e do governo de Paris iniciaram hoje na cidade francesa negociação para firmar uma parceria estratégica entre Brasília e a capital da França, com o objetivo de estreitar as relações diplomáticas e viabilizar futuras cooperações mútuas. Os diálogos entre os dois governos se iniciaram há dois meses.

 

“A linha mestre de relações internacionais do governo Agnelo quer colocar Brasília como uma cidade global, e uma parceria com Paris certamente contribui muito para esse processo de inserção internacional da nossa capital”, afirmou o secretário-chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão.

 

A iniciativa foi discutida em reunião entre o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, que representou o governador Agnelo Queiroz, e o vice-prefeito de Paris, Pierre Schapira. Também participaram o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, e a chefe de Gabinete do vice-governador, Rose Rainha.

 

Segundo Odilon Frazão, o vice-prefeito de Paris ficou entusiasmado com o futuro acordo. Na reunião, foi estabelecido, por exemplo, um grupo de trabalho para se criar um texto com foco em temas como o intercâmbio de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) para Paris, e cumprir os esforços para realizar voos diretos entre as duas capitais.

 

A expectativa é que a parceria seja firmada em julho deste ano, quando a exposição em Paris sobre a história da vida e obra de Oscar Niemeyer, chamada Brasília – Meio século da capital do Brasil, será concluída.