27/04/2013 às 18:33

Circuito Saúde para Todos chega ao Paranoá

Somente no período da manhã mais de 6 mil pessoas receberam atendimento e orientações

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Andre Sousa

BRASÍLIA (27/4/13) – O Dia Nacional de Combate à Hipertensão foi comemorado pelo Governo do Distrito Federal com a chegada do Circuito Saúde para Todos ao Paranoá, ocasião em que foram disponibilizados à comunidade local diversos serviços de prevenção a doenças.

 

“Esta é uma oportunidade de prestar um serviço com qualidade onde a população está e também é uma ação para atender principalmente aqueles que não estão doentes, com o foco na prevenção. Estamos melhorando a saúde pública e a cada dia mais, chegando junto de quem mais precisa”, reforçou o governador Agnelo Queiroz.

 

No evento, somente na parte da manhã, 6 mil pessoas receberam atendimentos prestados por cerca de 80 servidores da Saúde. Entre as atividades que foram desenvolvidas no local estão vacinação, testagem rápida de hepatite C e eletrocardiograma.

 

Quem foi até o local pôde aferir a pressão arterial e receber orientações sobre como prevenir a hipertensão. Além dessas atividades, foi oferecido, na Carreta da Mulher, exames de ecografia, mamografia e preventivos.

 

O Paranoá é a terceira região administrativa a receber o Circuito Saúde para Todos. A próxima cidade a ser beneficiada com as ações desse programa será o Recanto das Emas, com data a ser definida. As atividades de hoje serão encerradas às 17h.

 

OPORTUNIDADE – A dona de casa Laura Batista, 65 anos, chegou cedo ao Circuito Saúde para Todos e aproveitou as orientações e serviços oferecidos pelo GDF. Há 20 anos sem ir ao dentista, ela se consultou no trailer do programa Brasil Sorridente e deverá ganhar duas próteses dentárias.

 

“O atendimento em todas as áreas foi ótimo e vejo isso como uma grande oportunidade de oferecer mais saúde à população. Há muito tempo eu não me consultava com um dentista, por exemplo, e hoje eu consegui. Foi uma maravilha”, comemorou Laura.

 

O acesso às atividades de prevenção foi elogiado por toda a comunidade. O jardineiro Manoel Ferreira, 57 anos, contou que há cinco anos não ia ao oftalmologista. Depois de passar por um minucioso exame, que deu pequenas alterações na visão, ele foi encaminhado ao tratamento e aprovou a iniciativa do GDF. “Agora vou poder cuidar melhor da visão”, concluiu Ferreira.