27/04/2013 às 00:19

GDF fiscaliza Feira dos Importados no SIA

Dezenove pessoas foram presas por venda ilegal, com apreensão de 30 mil óculos falsificados e 2 mil CDs e DVDs

Por Da Redação, com informações da Seops


. Foto:Flávio Barbosa/Seops

SIA (26/4/13) – Uma operação do Comitê de Combate à Pirataria, sob a coordenação do GDF, prendeu hoje 19 pessoas por venda ilegal na Feira dos Importados de Brasília, no SIA, e apreendeu 30 mil óculos falsificados e dois mil CDs e DVDs. A ação envolveu servidores da Ordem Pública e Social do DF e as polícias Civil e Militar. 
 

“É o cerco contra a pirataria se fechando. A população tem um importante papel nisso, não comprando produtos ilícitos e ajudando o governo com as denúncias”, afirmou o subsecretário de Ordem Pública e Social (Seops), Carlos Alencar.
 

Na ação integrada, batizada Mister Magoo II, os agentes se dividiram em dois grupos, que atuaram nos blocos C e D da feira. Das 22 bancas fiscalizadas, 18 estavam no bloco D e quatro no C.
 

Os 19 presos, entre eles nove chineses, seguiram para o Departamento de Polícia Especializada (DPE). O acusado de ser vendedor de mídias piratas é enquadrado no crime de violação de direito autoral, Artigo 184, do Código Penal. O valor estipulado para a fiança foi de R$ 1 mil para cada um, para que eles respondam em liberdade. Se forem condenados pela Justiça, podem ficar presos de um a quatro anos, além de pagar multa.
 

A operação de hoje fecha em 12 o número de intervenções na Feira dos Importados do SIA neste ano. Seis foram realizadas dentro da feira e as outras seis nos arredores do espaço. Em quantidade, as ações conjuntas entre a Seops e as polícias Civil e Militar, renderam a apreensão de cerca de 60 mil CDs e DVDs, 42 mil óculos e mil relógios.