21/06/2013 às 04:19

Ação bem-sucedida da PM controla vandalismo em Brasília

Balanço preliminar divulgado na madrugada de hoje revelou que três pessoas foram presas durante a manifestação

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal-20/06/2013

BRASÍLIA (21/6/13) – O desempenho das forças de Segurança Pública do DF para impedir atos de vandalismo em Brasília e garantir a proteção da sociedade durante as manifestações na capital foi elogiado pelo secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, no balanço das ações feita na madrugada de hoje.

“Tivemos um saldo extremamente positivo. A PM fez um trabalho referência e modelo nacional, porque conseguiu impedir invasões em locais símbolos do país e da democracia, e mais uma vez, com equilíbrio e comedimento, evitou danos no patrimônio público e ferir os manifestantes”, destacou Avelar.

O secretário ressaltou o papel dos policiais da Polícia Militar ao proteger o Palácio do Itamaraty, atacado por vândalos e sob proteção dos Fuzileiros Navais: “Esse foi mais um momento que a PM brilhou, pois ajudou a conter o incêndio”, disse.

Nas manifestações, que começaram na tarde de quinta e se estenderam até a madrugada de sexta-feira, três pessoas foram presas, segundo o balanço preliminar da PMDF – dois deles por tentarem invadir o Itamaraty, e um por atirar pedras nos policiais.

“A Polícia Militar recebeu pedradas, pauladas e ferros, utilizados contra um efetivo ordinário, mas se manteve firme e não participou do confronto, para o minimizarmos até o último momento”, observou o comandante-geral da corporação, Jooziel de Melo Freire.

Ainda segundo o comandante da PMDF, balas de borracha não foram utilizadas pela corporação, somente spray de pimenta e bombas de efeito moral, com um efetivo de 3,5 mil policiais durante a manifestação – o Batalhão de Choque da Polícia Militar não estava presente.

Ao final da coletiva de imprensa, Sandro Avelar elogiou os motivos para realizar a manifestação em Brasília, mas não descartou a possibilidade de ter grupos dentro dos movimentos com a intenção de desvirtuar a ação popular.

“É lamentável ter uma minúscula minoria que prática esses atos de violência. Mas vamos apurar e identificar os autores que criam essa instabilidade em um movimento que é democrático”, garantiu o secretário de Segurança Pública.

Também estavam presentes na coletiva de imprensa o Corpo de Bombeiros e o Detran-DF.

FERIDOS – Até as 23.00 de quinta-feira, o levantamento do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) contabilizou 82 civis e 12 militares feridos, entre eles 10 policiais e dois bombeiros.

Dos civis machucados, a maioria apresentou problemas de mal súbito e intoxicação por gás de pimenta ou lacrimogêneo, e os militares estavam com fraturas e escoriações.

Além disso, o Samu trabalhou com 140 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, 30 ambulâncias e 16 motolâncias, com tendas de atendimento montadas próximo ao Ministério da Justiça.

(L.C/T.V)