09/08/2013 às 18:07

Obras do fim da Asa Sul são aprovadas pela população

Construção de um novo desvio ficará pronta em 30 dias e todo o complexo de mobilidade será finalizado em até 11 meses

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto:Pedro Ventura – 08/08/2013

BRASÍLIA (9/8/13) – A construção de um desvio de acesso às vias W2 e W3 Sul e a retomada das obras do viaduto que servirá para a passagem do Expresso DF Oeste no final da Asa Sul -e futuramente do Veículo Leve Sobre Trilhos- foi aprovada pela população que trafega diariamente pelo local.

 

“Todos os dias o trânsito nessa região é horrível e acredito que essas obras, depois de prontas, venham ajudar de forma significativa. Aqui é um gargalo para quem vem da Octogonal e do Eixo e as mudanças que vão acontecer só devem melhorar”, opinou o empresário Vitor Pereira, 50 anos.

 

As intervenções feitas na área, que contará com um desvio de 400m em substituição à atual pavimentação de acesso à W3 Sul, ficarão prontas em 30 dias, quando a estrutura utilizada hoje será desativa para a expansão do canteiro de obras do viaduto.

 

O novo desvio, que custará R$ 400 mil e será utilizado até a construção de todo o complexo de mobilidade, contará com três faixas de rolamento e dará acesso, além da W3, à W2, que terá o trânsito invertido e passará a operar no sentido Sul-Norte.

 

O início da nova pista ocorrerá nas proximidades do quartel do Corpo de Bombeiros e será finalizada pouco depois da entrada para a W3, na Estrada Parque Setor de Polícial Militar (ESPM), sentido Taguatinga.

 mapa do desvio 800x600

Diante das novidades, o secretário de Obras do Distrito Federal assegura que serão tomados todos os cuidados para que as modificações não causem transtornos à população. “Vamos construir a pista paralela justamente para que o trânsito da região possa fluir e sofrer o mínimo de transtornos”, completou.

 

Os semáforos instalados na região terão modificações e serão realocados, e o tempo em que os motoristas precisam ficar parados também será alterado. O Departamento de Trânsito (Detran) colocará agentes de prontidão no local para auxiliar na melhor trafegabilidade.

 

Do ponto de vista da universitária Elivânia Carvalho, 39 anos, todas as intervenções feitas na região são “bem-vindas”, uma vez que o resultado final proporcionará mais qualidade de vida à população, com menos engarrafamentos e menor tempo no trânsito.

 

“Hoje em dia ficamos mais tempo no trânsito do que nas atividades que nos deslocamos para fazer. Com o novo viaduto vai melhorar muito porque o fluxo de veículos será constante, sem semáforos. Isso ameniza muito o caos que temos hoje e por isso sou a favor do desvio e de todas as intervenções.”

 

Para o operador de supermercado José Isaias de Freitas, 36 anos, além dos benefícios para o motorista, as obras do final da Asa Sul também beneficiarão os pedestres, pois o viaduto faz parte da rota dos ônibus do Expresso Oeste.

 

“A fluidez dos veículos, com certeza, vai ser maior. As pessoas também vão ganhar com o corredor exclusivo. Todos vão perceber a grande diferença que essa obra causará”, disse.

 

O desvio está em fase de construção e até o momento foi feita a parte de topografia.

 

A obra é um dos primeiros passos para a construção do viaduto, que está orçado em R$14,7 milhões e deverá ser entregue no mês de julho de 2014.

 

O empreendimento terá 55m de cumprimento por 38m de largura e 5,5m de altura, estrutura que servirá, na parte superior, para o tráfego do Expresso Oeste, e na inferior, futuramente, para o VLT.

 

(F.M./M.D.)