17/08/2013 às 12:32

Pacote de melhorias na Fercal beneficia 32 mil habitantes

Entre os investimentos está a construção de uma ponte, a colocação de placas de endereçamento e outras 17 construções ou reformas

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/16/08/2013

FERCAL (17/08/13) – Os 32 mil habitantes da Fercal serão beneficiados, ainda este semestre, com a chegada dos carteiros às residências, com a inauguração da Ponde Flor de Liz, além da finalização de outras obras, investimentos que, segundo moradores, melhoram a qualidade de vida.

 

“A nossa comunidade sempre foi excluída, mas agora começou a melhorar. A ponte, por exemplo, é uma reivindicação de mais de 10 anos que finalmente nos atenderam. Agora não ficaremos mais ilhados e temos uma estrutura de primeiro mundo”, comparou a dona de casa Maria Aparecida Costa, 46 anos.

 

Moradora da região há 26 anos, Costa sempre presenciou, nas épocas de chuva, as águas levarem a ponte improvisada e deixarem os moradores ilhados, já que essa é a única ligação à zona central da cidade.

 

Há dois meses, a realidade mudou com a instalação de uma nova estrutura de 9 metros de concreto armado, ao custo de R$ 145 mil, obra que está em uso pela população e que deverá ter o acabamento finalizado ainda neste semestre.

 

CORRESPONDÊNCIAS – Apesar de a localidade ter se tornado uma região administrativa em 2012, os moradores ainda não contam com entregas de correspondências em domicílio por falta de endereçamento.

 

A saída encontrada pela comunidade foi contratar um serviço de caixa postal, que funciona no Centro Comunitário, para não ter de percorrer 12 km até a unidade dos Correios, em Sobradinho.

 

A dificuldade, no entanto, está com os dias contados, segundo o administrador regional Alexandre Yañez, que anunciou a colocação de 230 placas de endereçamento com o número das quadras ainda este semestre.

 

O processo licitatório começou este mês, depois que os técnicos da administração terminaram o levantamento das ruas e mapearam toda a região.

 

“Queremos resolver com urgência isso e estamos providenciando placa para todas as ruas”, garantiu o administrador.

 

Diante da novidade, moradores se dizem entusiasmados e esperançosos em receber as correspondências na posta de casa: “Moro na Fercal há 51 anos e nunca vi um carteiro passar por aqui. Pago a caixa postal e isso não é nada cômodo, porque tenho problemas de locomoção. Agora vai ser tudo diferente, vai ser muito melhor receber as cartas em casa”, aprovou o aposentado Edilson Tavares, 51 anos.

 

PACOTE DE OBRAS – Além da entrega das cartas e da instalação da nova ponte, a cidade conta com investimentos em várias áreas que contemplarão, dentre outras coisas, a construção de quadras poliesportivas e praças, além da colocação de 1,3 mil metros de calçadas de meios-fios.

 

O projeto elaborado pela administração regional prevê a reforma das quadras esportivas da Rua do Mato e dos bairros Catingueiro, Bananal e Boa Vista, equipamentos públicos que estão com a obra em fase de conclusão.

 

“Uso a quadra esportiva todos os dias para jogar futebol com o pessoal e de vez em quando também jogo vôlei. Antes, o piso era ruim e nos machucávamos muito. Agora melhorou, e podemos aproveitar mais, até mesmo à noite, porque agora tem iluminação”, contou o estudante Everson Ferreira, 18 anos.

 

Na Rua do Mato, a parte Fercal Oeste e o Córrego do Ouro ganharão Pontos de Encontro Comunitários (PEC), e a Praça do Engenho Velho será reformada, com a colocação de grama e calçamento, obra orçada em R$140 mil.

 

A população também receberá cinco parques infantis, que estão em fase de conclusão.

 

(F.M/J.S)