21/08/2013 às 22:42

Fiscalização retira 48 construções irregulares de três cidades

Fiscais estiveram em Planaltina, Ceilândia e Brazlândia

Por Da Redação, com informações da Seops


. Foto: Divulgação-Gabriel Lima/Seops/21/08/2013

BRASÍLIA (21/8/13) – O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo mobilizou três frentes de atuação hoje para remover 48 obras ilegais e 2,2 quilômetros de cerca em Planaltina, Ceilândia e Brazlândia.

 

“O saldo do dia deve-se às 39 edificações de lona e madeira retiradas de área pública, no quilômetro 02 da DF-230, em Planaltina, no antigo Acampamento Mangabeira. Já realizamos outras duas operações este ano (no local) porque há uma tentativa constante de invasão” destacou o subsecretário de Defesa do Solo e da Água da Seops, Raimundo Nonato Cavalcante.

 

As outras operações no terreno de 27 hectares da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) ocorreram em maio e junho, quando 577 edificações em madeira acabaram removidas.

 

A ação, coordenada pela Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e pela Agência de Fiscalização (Agefis), também erradicou uma fundação em concreto e inutilizou três fossas sépticas.

 

Em Ceilândia, no Setor Habitacional Sol Nascente, pelo menos quatro chácaras foram fiscalizadas.

 

Na Chácara 91, foram removidas quatro construções em alvenaria, e uma família recebeu o prazo de um dia para retirar os pertences da obra irregular e removê-la por conta própria.

 

O mesmo prazo foi concedido a outra família na Chácara 203, onde a equipe retirou uma edificação em alvenaria, 170 metros de cerca, um ponto clandestino de energia elétrica e duas fossas.

 

Mais dois pontos de energia e água foram desligados pelas concessionárias CEB e Caesb na Chácara 92, onde também foi retirada uma construção em alvenaria.

 

O último ponto fiscalizado no Sol Nascente foi a Chácara 98 com o saldo de três obras, um ponto de água e outro de energia e uma fossa.

 

ÁREA RURAL – A terceira frente de atuação passou pelo Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Brazlândia para retirar o cercamento de terrenos que pertencem à Terracap.

 

Na área de cinco hectares, que compreende à Gleba 2 da Chácara 97, foram retirados 1,5 mil metros de cerca em madeira e arame, e, na Gleba 3 da Chácara 118, foram mais 600 metros.

 

Um total 205 servidoresda Seops, Agefis, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, CEB, Caesb, Terracap e Secretaria de Agricultura participaram da operação. 

 

(J.S)