22/08/2013 às 12:14, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

DF terá conferência sobre igualdade racial

“Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por um DF afirmativo” é o tema do encontro

Por Da Redação, com informações da SEPIR/DF


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (22/8/13) – A terceira edição da Conferência Distrital da Promoção da Igualdade Racial (CONDPIR), que acontece neste sábado (24) e domingo (25), na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação, pretende debater políticas públicas de enfrentamento ao racismo e a promoção de igualdade no Distrito Federal.

“O compromisso do GDF e da SEPIR/DF (Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial) é voltado para promover políticas públicas que incluam a plena participação dos negros, índios, ciganos e outros grupos nas áreas como educação, política, mercado de trabalho e saúde”, afirmou o secretário Viridiano Custódio.

O tema do encontro será “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por um DF afirmativo” e as discussões servirão como base para decretos ou portarias que colocarão em prática o Plano Distrital da Promoção da Igualdade Racial, que aguarda regulamentação desde 2006.

De acordo com a SEPIR, o evento será dividido em quatro subtemas: estratégia para o desenvolvimento e o enfretamento e ao racismo, os avanços e desafios na política de igualdade racial no Brasil, os arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas relacionadas ao tema e participação política e controle social.

Além de delinear os textos do Plano Distrital, as propostas também serão encaminhadas para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, em novembro.

(V.R/T.V)