22/08/2013 às 20:05

Parceria entre Detran e Agricultura leva aulas de direção a áreas rurais

Segunda turma de Planaltina faz provas esta semana

Por Da Secretaria de Agricultura


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (22/8/13) – Moradores da área rural de Planaltina têm a possibilidade de fazer o curso de formação de condutores mais perto de casa, graças a uma iniciativa pensada especialmente para as áreas rurais a partir de uma parceria entre Detran e Secretaria de Agricultura.

 

Em Taquara, Planaltina, 34 alunos que antes precisavam se deslocar até Sobradinho para tirar a Carteira Nacional de Habilitação concluem, ainda este mês, as provas teóricas e passam para a fase de aulas práticas para retirar o documento em sua própria cidade.

 

“É determinação do governador Agnelo que os órgãos de governo atuem de maneira articulada para levar melhorias e oportunidades à população. É isso que estamos fazendo”, destacou o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão.

 

Os estudantes tiveram as aulas teóricas no Centro Educacional Taquara, na área rural de Planaltina. Foram nove dias de curso, com um total de 45 horas.

 

A maioria da turma fará as provas teóricas esta semana, no Detran de Sobradinho, e depois começarão os cursos práticos, no núcleo rural. Eles precisarão fazer 20 aulas práticas de direção antes da prova.

 

APROVAÇÃO – A primeira turma de formação para condutores em áreas rurais obteve 100% de aprovação. Ao todo, 35 moradores do núcleo rural de Tabatinga, também em Planaltina, fizeram aulas entre outubro e dezembro de 2012, na escola Várzeas.

 

O sucesso do projeto-piloto assegurou a viabilidade da expansão da formação de condutores para todas as áreas rurais.

 

“Graças à parceria da comunidade com a Seagri (Secretaria de Agricultura), a Emater e o Detran, conseguimos realizar o sonho, que tínhamos há 17 anos, de trazer as aulas à área rural”, contou a diretora do centro de formação de condutores que ministra as aulas, Ercília Teixeira.

 

O Detran estabelecerá o calendário das atividades com a Seagri, informará as autoescolas sobre a demanda nas áreas rurais, supervisionará os cursos, além de aplicar as provas teóricas e práticas.

 

“Temos consciência de que o governo tem que ir onde as pessoas estão. O próprio governador Agnelo sempre afirma que tem que haver governo para os que mais precisam de governo. Essa iniciativa coroa um programa de gestão”, definiu Bezerra.

 

A Seagri terá a responsabilidade de divulgar a realização das aulas, mapear as localidades com maior demanda para informar ao Detran, fomentar ações educativas sobre a legislação de trânsito e viabilizar locais para realizar as aulas.

 

“Trabalhamos e batalhamos muito para trazer mais esse benefício à área rural do DF e sabemos que vamos contar com o empenho e dedicação dos moradores daqui, que tanto precisavam desse serviço”, ressaltou o secretário-adjunto de Agricultura, Nilton Guimarães.

 

“É uma necessidade que temos. Dou aula numa escola rural de Planaltina, que fica na região da Pedra Fundamental, e sinto muita dificuldade para me deslocar para lá. Vou de ônibus ou vou de carona. Agora isso vai mudar”, contou Francisca da Silva, moradora do Núcleo Rural Taquara.

 

A Secretaria de Agricultura mapeia as áreas rurais do DF para, juntamente com o Detran, determinar as próximas localidades que receberão aulas de formação de condutores.

 

(M.M.)