22/08/2013 às 19:14

Saúde do DF participa de seminário nacional de ouvidorias do SUS

Encontro ocorre em Porto Alegre (RS) até sexta-feira (23)

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde

BRASÍLIA (22/8/13)- Representantes da Ouvidoria Geral da Secretaria de Saúde e das ouvidorias regionais de Taguatinga, Gama e Planaltina participam até sexta-feira (23), em Porto Alegre (RS), do I Seminário Brasileiro de Ouvidorias Hospitalares do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS.

“Os ouvidores terão a oportunidade de trocar experiências sobre as suas atividades e buscar novos mecanismos de participação da população nos nossos serviços de saúde”, informou hoje a consultora da coordenação geral do sistema nacional de ouvidoria, Renata Lustosa.

Durante o encontro serão discutidas estratégias de fortalecimento da gestão participativa, acesso e direitos do cidadão, panorama e tendências das ouvidorias hospitalares no Brasil e o papel do cidadão no exercício do controle social e na defesa do SUS, entre outros assuntos.

“O papel do ouvidor é ser ativo, utilizando mecanismos que estimulem o controle social, e, à medida que mais elementos de informações surgem, mais se qualificam os nossos processos de trabalho”, avaliou a ouvidora-geral da Secretaria de Saúde do DF, Francis Nakles de Roure.

A ouvidora citou como exemplo o projeto-piloto de pesquisa de satisfação das usuárias da “Rede Cegonha”, que está em andamento nos hospitais com maior numero de partos na rede pública do Distrito Federal.

Quando a pesquisa for realizada, produzirá subsídios importantes para os gestores melhorarem a assistência a mães e bebês.

(H.O/T.V)