08/10/2013 às 21:54, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Conselho de Transparência consolida participação da sociedade no GDF

Discussões trataram da atuação das Unidades de Controle Interno e das ações de prevenção e controle nas áreas de Cultura, Esporte e Habitação

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Transparência


. Foto:Brito/Arquivo

BRASÍLIA (8/10/13) – O acompanhamento e monitoramento dos gastos públicos pela sociedade tem sido um fator preponderante para que o governo local cumpra o compromisso com a transparência, segundo avaliou hoje o secretário Mauro Noleto, ao comentar a atuação do Conselho de Transparência e Controle Social (CTCS), instalado há seis meses.

 

“A partir dessas demandas que o Estado tem a oportunidade privilegiada de receber críticas, e mesmo indicação de possíveis problemas ou possíveis irregularidades na administração. E, diante disso, corrigir e aprimorar seus procedimentos com reforço da legitimidade de setores da sociedade que não têm vínculo com a administração, mas compromisso com o interesse público”, destacou o secretário de Transparência.

 

A avaliação positiva da atuação do CTCS vem após a realização da 4ª Reunião Ordinária, ocorrida na semana passada, que debateu as atividades de Controle Interno executadas pelo GDF.

 

“O funcionamento do Conselho, com participação ampla da sociedade civil, que atua no controle e monitoramento dos gastos públicos, é uma demonstração clara dos compromissos assumidos pelo GDF com os compromissos da Administração Pública, especialmente a publicidade e a moralidade e a busca por uma gestão eficiente da coisa pública”, acrescentou Noleto.

 

A próxima reunião do CTCS ocorre no dia 6 de dezembro, com uma programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro.

 

(J.S)