Número de manifestações recebidas em todo o ano já chega a 95.555; Saúde, DFTrans e Novacap são os mais demandados

" /> Número de manifestações recebidas em todo o ano já chega a 95.555; Saúde, DFTrans e Novacap são os mais demandados

">

20/10/2013 às 18:55, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Ouvidoria Geral encerra terceiro trimestre com 32.703 atendimentos

Número de manifestações recebidas em todo o ano já chega a 95.555; Saúde, DFTrans e Novacap são os mais demandados

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Transparência


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (20/10/13) – A Ouvidoria Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade vinculada à Secretaria de Transparência e Controle (STC), encerrou o terceiro trimestre de 2013 com 32.703 atendimentos, 514 a mais que no trimestre passado, de acordo com o Relatório de Atividades divulgado nessa sexta. O documento aponta que, somados todos os meses deste ano, foram contabilizadas 95.555 manifestações.

 

A Secretaria de Estado de Saúde continua na primeira posição entre as unidades e órgãos mais demandados: entre julho e setembro, foram registrados 7.737 atendimentos, o que corresponde a 23,66% do total. Em seguida vem o DFTrans, com 5.343 manifestações, ou 16,34% do total. O terceiro órgão mais acionado pela população foi a Novacap, que recebeu 2.776 manifestações, ou 8,49% do total.

 

Figuram, ainda, entre as áreas que mais receberam manifestações a Agefis, o Detran, o Metrô e a Caesb.

 

Do total de manifestações recebidas nos três últimos meses, os elogios aos serviços prestados pelo GDF correspondem a 3,11%. Nesse aspecto, foram recebidas 1.017 manifestações, um crescimento de 4,75% em relação ao trimestre anterior. O atendimento prestado pelos profissionais da Saúde foi o item mais elogiado (52,11%), seguido por elogio a funcionário de órgão ou unidade (14,55%).

 

De julho a setembro, as reclamações somaram 15.487, ou 47,36% do total. Esse índice confirma que o cidadão tem se preocupado em acionar a Ouvidoria para que os serviços sejam melhorados. Nesse item, foram citados com maior frequência o descumprimento dos horários do transporte público, a má conduta dos motoristas de ônibus e a falta de pontualidade do transporte.

A Ouvidoria de Combate à Corrupção, unidade especializada da OGDF, recebeu 30 manifestações. Em relação ao trimestre anterior, quando foram recebidas 42 manifestações, houve redução significativa de 28,57%. Os usuários enviaram informações sobre direcionamento do edital, irregularidade na licitação e modalidade de licitação inadequada.

 

Por outro lado, as solicitações somaram 12.395, ou 37,90% do total. Nesse aspecto, destacam-se as solicitações de poda de árvore, de agendamento de consulta e de operação tapa buraco nas vias.

 

As denúncias foram responsáveis por 2.548 manifestações – apenas 7,79% do total de atendimentos. Destacam-se nesse ponto a construção irregular de obras privadas e a invasão de áreas públicas.

 

PERFIL – O Relatório de Atividades também indica que as mulheres foram as que mais acionaram a Ouvidoria. Elas realizaram 17.829 manifestações (54,52%), enquanto os homens aparecem em 13.315 atendimentos (40,71%).

O telefone foi o preferido dos cidadãos para contatar a Ouvidoria: ele foi utilizado por 62% dos usuários, enquanto a internet foi utilizada por 19%. O atendimento presencial, quando o cidadão vai pessoalmente à Ouvidoria, soma 13% das manifestações. Os demais meios – carta, e-mail, ofício, mídia, fax e denúncia (0800) – somaram, juntos, 6,23%.

 

A Ouvidoria é um canal de atendimento direto ao cidadão para que ele se manifeste apresentando denúncias, reclamações, sugestões ou elogios em relação aos serviços públicos, e também é o espaço adequado para viabilizar o acesso à informação pública. Atualmente, o Governo do Distrito Federal (GDF) mantém cerca de cem ouvidorias em funcionamento nos órgãos e unidades administrativas.

 

O secretário interino de Transparência, Mauro Noleto, destacou a importância desses dados para que os serviços públicos prestados pelo GDF sejam ainda melhores. “A Ouvidoria estabelece um canal direto com a população, para colher suas manifestações, críticas, solicitações de providências por parte dos órgãos do GDF, o que, por um lado, ajuda os gestores na execução das políticas públicas e, por outro, cria condições concretas para o exercício do controle social da Administração”, afirmou.

 

A Ouvidora-Geral do DF, Vera Lúcia Coelho, destacou que o fator surpresa do Relatório de Atividades do último trimestre foi a ausência da Secretaria de Educação no ranking de órgãos mais demandados. “Isso, para nós, tem um grande significado. A Ouvidoria da Educação tem sido muito atuante, trabalhando para resolver as manifestações mais recorrentes e, assim, agindo de forma preventiva”, elogiou.

 

A Ouvidoria pode ser contatada pelo telefone 162 e pela internet, por meio do endereço www.ouvidoria.df.gov.br. Se preferir o atendimento presencial, procure uma das Ouvidorias Especializadas localizadas nos órgãos e entidades do GDF.

(B.F/T.V)