30/10/2013 às 17:06, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Fifa sorteia ingressos para Mundial de 2014

Ao todo, 6,2 milhões de pessoas se inscreveram para poder adquirir entradas para jogos

Por Da Redação, com informações da ComCopa


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (30/10/13) – A Fifa iniciou, em Manchester, na Inglaterra, o sorteio eletrônico da primeira parte dos ingressos para a Copa do Mundo de 2014. Dos 6,2 milhões de pessoas que se inscreveram para ter direito à compra dos ingressos, 1 milhão deve ser beneficiado nesta primeira fase.

 

Na primeira parte do sorteio, iniciada ontem, foram sorteados 300 mil ingressos da categoria 4, reservados exclusivamente para pessoas com acesso prioritário, de acordo com a Lei Geral da Copa (idosos, estudantes e beneficiários do “Bolsa Família”). 

 

Em seguida, serão distribuídos os demais ingressos da categoria 4 e os bilhetes de todas as outras categorias, jogo a jogo. O sorteio dos carnês de seleções específicas ocorrerá a seguir.

 

A loteria, que é feita na presença de representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Esporte, além de um tabelião, promete ser uma verdadeira maratona, com até mil procedimentos individuais.

 

Resultado – Até 10 de novembro de 2013, todos os solicitantes vão saber por e-mail ou mensagem de texto se conseguiram efetivar a solicitação. Cerca de 1 milhão de ingressos estão disponíveis nos dois períodos da primeira fase de venda.

 

Assim que o sorteio for concluído, a Fifa vai anunciar quantos ingressos ainda estarão disponíveis para venda, entre 11 e 28 de novembro.

 

“Sabemos que vamos decepcionar uma multidão de torcedores fervorosos, mas mesmo se tivéssemos três vezes mais ingressos ainda ficaríamos muito aquém de satisfazer os desejos de todos”, disse o diretor de Marketing da Fifa, Thierry Weil.

 

Adiamento – Também ontem foi anunciado pela Fifa que o sorteio da segunda parte dos ingressos para a Copa do Mundo, que estava marcado para 5 de novembro, foi adiado para o dia 11 do mesmo mês.

 

A decisão da entidade máxima do futebol ocorreu depois de o governo brasileiro anunciar que vai fazer o monitoramento e a auditoria do sorteio da primeira parte dos ingressos.

 

De acordo com a Fifa, a mudança foi feita “a fim de assegurar o envolvimento das autoridades brasileiras na supervisão dos procedimentos de atribuição de ingressos após o primeiro período de vendas, de acordo com a Lei Geral da Copa, a Fifa teve de adiar o sorteio”.

 

Novos pedidos – A entidade justificou que, devido a esse atraso, “será impossível informar a todos os solicitantes de mais de 6,2 milhões de ingressos sobre o resultado do sorteio dentro do prazo previamente comunicado, de 4 de novembro de 2013”.

 

O diretor de Marketing da Fifa e responsável pelos ingressos da Copa, Thierry Weil, argumentou que “não se pode correr o risco de um torcedor não saber do resultado da sua solicitação, antes da colocação das entradas restantes à venda”.

 

(F.M./M.D*.)