31/10/2013 às 15:43

Trânsito é liberado no viaduto do Balão do Periquito

No local circulam média de 65 mil veículos diariamente

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

 GAMA (31/10/2013) – O trânsito no viaduto do Balão do Periquito, no Gama, foi liberado hoje (31) durante visita do governador Agnelo Queiroz às obras do complexo viário, previsto para ser entregue na primeira quinzena de novembro. A medida desafogará o trânsito no local, onde circulam em média 65 mil veículos diariamente.

 

As obras fazem parte do projeto de construção do Expresso DF Sul, que ligará o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, com previsão de entrega do primeiro trecho em dezembro deste ano e do segundo em fevereiro de 2014. O investimento é de R$533 milhões, com contrapartida de financiamento do PAC da Mobilidade.

 

“Hoje estamos liberando o trânsito no complexo de seis viadutos e, a partir de agora, vamos dar atenção às alças viárias, que estavam servindo de desvios. A melhora no fluxo de veículos será significativa com essa ação e beneficiará todos os cidadãos do DF”, afirmou o governador.

 

O vice-governador Tadeu Filippelli, que também acompanhou o ato, ressaltou que hoje o governo está apenas permitindo a circulação de veículos no local, mas que as obras continuam para que sejam realizados os acabamentos.

 

Expresso DF Sul – A expectativa é que aproximadamente 270 mil pessoas passem diariamente pelo BRT-Sul. Serão beneficiados moradores das áreas de maior densidade demográfica do DF, além da população dos municípios goianos do Entorno Sul.

 

A obra prevê a construção de 35km de corredores exclusivos para ônibus, 15 estações de integração, 15 passarelas para pedestres, melhoria da acessibilidade e da infraestrutura viária.

 

(K.I./M.D*)