07/11/2013 às 20:04

Salas do Teatro Nacional ganharão mais espaço entre poltronas

Projeto básico de reforma das salas Villa-Lobos e Martins Pena foi apresentado esta semana

Por Da Secretaria de Cultura


. Foto:Divulgação

BRASÍLIA (7/11/13) – A empresa contratada pelo GDF para criar o projeto básico de reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro, Acunha Solé Engenharia Ltda, apresentou esta semana a proposta para as salas Villa-Lobos e Martins Pena. Uma das principais melhorias da reforma é também reclamação antiga dos visitantes do local: o espaço entre as poltronas, que vai aumentar.

 

“O espaço maior entre as poltronas é um problema antigo, assim como a acústica. As duas questões serão definitivamente resolvidas”, explicou hoje o subsecretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, José Delvinei dos Santos.

 

A distância entre as poltronas, que hoje é de 85 centímetros, chegará a quase um metro nas duas salas. Apesar disso, nenhum lugar será perdido. A Villa-Lobos continuará com 1.326 poltronas e a Martins Pena ganhará 52 novos espaços, chegando a 500 lugares.

 

As mudanças nas salas foram as últimas propostas apresentadas pela empresa, que em outubro entregou a primeira versão do projeto de arquitetura.

 

Durante a reunião, a empresa apresentou também a proposta para outras áreas do Teatro Nacional que serão totalmente revitalizadas.

 

Na cobertura, o Espaço Dercy Gonçalves ganhará um restaurante. O anexo do teatro, que hoje abriga a Secretaria de Cultura, será requalificado para resgatar o projeto original.

 

Toda a estrutura ficará a serviço do Teatro Nacional, com 12 salas para formação artística e oficinas e um espaço para as atividades administrativas.

 

“Muita gente não sabe, mas toda a estrutura hidráulica do teatro é de tubos de ferro. Esses tubos serão todos trocados, assim como a rede elétrica”, ressaltou Delvinei.

 

PROJETO – A empresa Acunha Solé Engenharia Ltda foi contratada por meio de licitação, em agosto, e tem 120 dias para entregar o projeto executivo de reforma pronto.

 

O projeto está orçado em R$ 3,22 milhões, e a expectativa da Secretaria de Cultura é que as obras comecem no início de 2014.

 

A legislação garante à empresa, no entanto, o congelamento do prazo contratual enquanto os órgãos responsáveis analisam o projeto.

 

O Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan) e o Corpo de Bombeiros recebem todas as versões do documento e precisam autorizar a execução.

 

O Teatro Nacional tem autorização para funcionar até 23 de dezembro deste ano.

(J.S*)