12/11/2013 às 22:37, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Servidores recebem capacitação sobre Lei de Acesso à Informação

A ideia do encontro é que os servidores conheçam mais sobre a lei e melhorem o atendimento ao cidadão no DF

Por Da Secretaria de Transparência


. Foto:Divulgação

BRASÍLIA (12/11/13) – Funcionários e servidores da administração regional de Brazlândia receberam na tarde de hoje, uma palestra ministrada por funcionários da Secretaria de Transparência, sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), que está em vigor no Distrito Federal desde o dia 12 de abril, onde o cidadão pode consultar todas as informações sobre ações do governo.
 

A apresentação foi solicitada pela ouvidoria da administração local e a intenção é que os servidores conheçam mais sobre a lei e melhore o atendimento ao cidadão. A coordenadora de Acesso à Informação, Fernanda Calado, destacou a importância da participação da sociedade nas ações do governo e como a LAI possibilita que o cidadão assuma o papel de fiscal da Administração Pública.
 

Um exemplo dessa prática é o Portal da Transparência, site que divulga uma série de dados sobre o GDF, como despesas e receitas e o salário dos servidores públicos. A página tem recebido, atualmente, 300 mil acessos, em média, por mês.
 

A lei 4.990 de 12 de dezembro de 2012 garante o acesso às informações inerentes a todos os órgãos públicos do âmbito distrital por qualquer cidadão sem que tenha que prestar motivos para tal acesso. Cada órgão do GDF tem um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), preparado para atender todas as demandas sobre dados e ações que forem feitas.
 

(A.C/T.V)