" /> ">

13/11/2013 às 21:19, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Capacitação sobre Lei de Acesso à Informação chega à Casa Civil

Por meio do “Espaço Aberto”, servidores da pasta conheceram mais sobre ferramentas disponibilizadas pelo GDF para cumprimento da lei

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Transparência


. Foto:Daniel Cardoso

BRASÍLIA (13/11/13) – Os servidores da Casa Civil do Distrito Federal participaram hoje do programa de capacitação “Espaço Aberto – Transparência e Gestão”, da Secretaria de Transparência (STC). O objetivo foi ampliar o conhecimento dos profissionais sobre pontos essenciais da Lei de Acesso à Informação (LAI), em vigor há sete meses no DF.

 

“A LAI é um tema muito importante para todos nós. Queremos estar ainda mais preparados para vencer os desafios que ela tem nos trazido. Essa reunião vai nos ajudar a aprofundar ainda mais os estudos sobre a lei”, afirmou o chefe de Gabinete da Casa Civil, Elton Melo.

 

Segundo a STC, desde o mês passado, a equipe da Subsecretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção percorre os órgãos e unidades administrativas do GDF para apresentar as principais ferramentas de acesso à informação disponíveis ao cidadão da capital do país.

 

Além disso, são repassadas orientações sobre quais procedimentos devem ser adotados para o cumprimento efetivo da LAI. Órgãos interessados em saber mais também pode solicitar o serviço mediante preenchimento do formulário disponível no site da STC.

 

“O acesso à informação é um direito que vem há 25 anos, quando foi aprovada a Constituição Federal. Agora, é preciso que o servidor mude sua concepção das coisas: ele é um guardião da informação; e não é o dono. É preciso que todos tomem consciência disso”, ressaltou a gestora da unidade, Cíntia Machado.

 

Segundo ela, o número de solicitações recebidas nesses sete meses, até o momento, totaliza 2.277 pedidos, dos quais 2.138 (93%) foram respondidos em um prazo médio de 13 dias – a LAI prevê até 30. Os órgãos com mais demandas são a Codhab, Secretaria de Educação, Caesb, Detran e a Secretaria da Saúde.

 

(A.S/J.S)