12/12/2013 às 16:12

Espaço Oscar Niemeyer passará por reforma

Obras foram autorizadas pelo governador e devem durar até cinco meses

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

 BRASÍLIA (12/12/13) – O Espaço Oscar Niemeyer, localizado na Praça dos Três Poderes, será reformado. O anúncio foi feito no início da tarde desta quinta-feira (12) pelo governador Agnelo Queiroz, durante encontro com a neta do arquiteto, Ana Lúcia Niemeyer, no Palácio do Buriti, ocasião em que foi autorizado o início do processo licitatório para as obras.

 

“Essa é uma demonstração do amor e do compromisso que Brasília tem com esse cidadão do mundo, com o arquiteto que idealizou a Cidade. É um gesto simbólico para homenagear Oscar Niemeyer”, disse o governador Agnelo, acompanhado do vice-governador Tadeu Filippelli.

 

Parte integrante do complexo arquitetônico e cultural da Praça dos Três poderes, o Espaço foi projetado por Oscar Niemeyer em 1988 com o objetivo de abrigar, de forma permanente, as principais obras do arquiteto que desenhou as curvas da capital da República.

 

No local, é possível conferir maquetes, desenhos, painéis fotográficos e outros itens audiovisuais, além de um catálogo digital com projetos de Niemeyer.

 

Ao todo, serão reformados 466,99m² com obras de impermeabilização de cobertura, reforma de instalações hidrossanitárias, recuperação do sistema de ar condicionado, instalação do sistema de combate a incêndio, dentre outras melhorias que totalizarão investimento de R$ 904,5 mil.

 

“Esse é um espaço importante não só para a divulgação de Niemeyer, mas da cidade. Ele mostra Brasília para as pessoas, principalmente para o exterior”, destacou Ana Lúcia Niemeyer.

 

De acordo com o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Nilson Martorelli, a obra, assim que iniciada, deverá durar até cinco meses.

 

(F.M./M.D*)