13/12/2013 às 18:54, atualizado em 17/05/2016 às 15:06

DF é exemplo de segurança alimentar para ONU

Acordo de cooperação prevê que projetos executados pela Emater sejam levados para outros países

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

GAMA (13/12/13) – Foi assinado nesta sexta-feira (13), durante a quinta edição do programa “GDF Junto de Você”, no Gama, um protocolo de intenções entre o governo local e a Organização das Nações Unidas (ONU) relativo ao “Programa Mundial de Alimentação” (PMA). O acordo permitirá que estratégias de segurança alimentar adotadas no DF sejam implantadas em outras partes do mundo.

 

“Vamos, a partir desse protocolo, desenvolver intercâmbio com outros países. No DF, graças a Deus, com as leis que aprovamos no meu mandato, estamos aumentando muito a produção agrícola e ampliando a disponibilidade de produtos saudáveis na mesa das crianças. Esses são produtos de qualidade, de alto valor energético, tudo adquirido da agricultura familiar. E tudo isso é exemplo para o mundo”, destacou o governador Agnelo Queiroz.

 

O protocolo terá duração de 36 meses e não contempla a transferência de recursos financeiros. O acordo se destina, exclusivamente, por meio do trabalho da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater), à troca de informações que permitam o desenvolvimento de continentes como África, Ásia e América Latina.

 

“É importante que (as pessoas) tenham a ideia do que significa a ONU estar firmando esse protocolo. Significa dizer para o mundo que a experiência que está sendo desenvolvida aqui no DF pode ser aplicada em outras partes do mundo para que pequenos agricultores familiares desempenhem melhor seus papéis”, explicou o diretor do Centro de Excelência contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, Daniel Balaban.

 

O centro recebe missões de países em desenvolvimento interessados em conhecer os programas e projetos brasileiros de combate à fome e à miséria, principalmente os que são voltados ao uso de produtos locais na merenda escolar, como é realizado no Distrito Federal.

 

A Emater-DF, segundo o representante da ONU, já apoia o programa e realiza a troca de conhecimentos e experiências, o que auxilia, de forma significativa, para o combate à fome em várias partes do mundo.

 

“O povo brasileiro não sabe, mas o Brasil é um grande exemplo no mundo quando falamos de segurança alimentar. Com essa assinatura estamos beneficiando, hoje, vários e vários países do mundo, principalmente os nossos irmãos africanos”, acrescentou Balaban.

 

(F.M/J.S*)